A
A
mulheres_em_portugal_hoje

As mulheres em Portugal, hoje

Quem são, o que pensam e como se sentem as mulheres em Portugal? Onde vivem? Com quem vivem? Quão qualificadas são? Em que trabalham? Estão satisfeitas com a sua situação laboral? Sentem-se realizadas? Veja as respostas de milhares de mulheres entre os 18 e os 64 anos sobre vários aspetos das suas vidas, e saiba mais sobre a realidade das mulheres, em Portugal.
2 min
Livraria
Documentos
AsMulheresEmPortugalHoje_ESTUDOS_CAPAS
Veja este conteúdo em modo imersivo
Aprofunde o seu conhecimento.
Entrar
As mulheres em Portugal, hoje

Fique a conhecer os resultados do estudo “As mulheres em Portugal, hoje: quem são, o que pensam e como se sentem”, uma colaboração entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a consultora de market intelligence PRM, coordenado por Laura Saigner e Alex Morell. Fruto de uma série de entrevistas realizadas durante o mês de maio de 2018 utilizando a metodologia cawi – Computer-assisted web interviewing, este estudo debruça-se sobre os mais variados temas relativos à realidade da vida das mulheres portuguesas, procurando respostas a questões como:

  • Quantas mulheres se sentem felizes ou infelizes em Portugal? E em que aspetos? Que fatores mais influenciam esse sentimento?
  • Será que ser mãe é um desejo de todas as mulheres? Quais os principais fatores que condicionam as mulheres na sua experiência da maternidade? 
  • Chegar a casa é fazer um novo turno de trabalho? Como funciona a partilha de tarefas domésticas e do cuidado dos filhos entre o casal? Têm as mulheres portuguesas tempo para si próprias?
  • Quantas mulheres já sofreram de violência doméstica e de género? E de assédio no local trabalho? 

Através deste estudo, relevante não só pelo vasto número de mulheres inquiridas (uma amostra de 2 428 mulheres, entre os 18 e os 64 anos, que deverão representar perto de 2,7 milhões de mulheres residentes em Portugal) como pela amplitude de temas acerca dos quais foram questionadas, poderá descobrir: 

  • as suas características, hábitos e atitudes perante a vida;
  • a sua relação com a pessoa parceira, os filhos e as filhas;
  • o trabalho pago e o trabalho não pago das mulheres em Portugal;
  • a sua situação económica;
  • o assédio moral no trabalho, o assédio sexual, a violência doméstica e de género que enfrentam as mulheres portuguesas;

e inúmeros outros aspetos que marcam a realidade da vida das mulheres em Portugal, com que a Fundação procura contribuir para fomentar uma reflexão crítica e construtiva sobre os papéis desempenhados pelas mulheres e pelos homens na sociedade portuguesa.

Muitas mulheres assumiram um papel ativo na contribuição para as despesas familiares enquanto a maioria dos homens continua a manter um papel muito passivo no que se relaciona com as tarefas não pagas da casa e dos/das filhos/as
Coordenadora do estudo
video thumbnail
Resumo das principais conclusões do estudo
Documentos relacionados
Acessos rápidos
Livraria
Documentos
AsMulheresEmPortugalHoje_ESTUDOS_CAPAS