A
A
crises_na_economia_portuguesa_ffms

Crises na economia portuguesa

A economia é feita de altos e baixos. Para a conhecermos melhor, é importante saber com rigor quando começam e chegam ao fim os períodos de cinto apertado. Este trabalho inédito mostra-lhe as recessões que ocorreram em Portugal desde 1980.
2 min
Livraria
Veja este conteúdo em modo imersivo
Aprofunde o seu conhecimento.
Entrar
Quatro décadas, seis recessões

Definir os períodos em que a economia portuguesa esteve em recessão nas últimas décadas é um exercício fundamental para compreendermos o país que temos hoje.

Entre 1980 e 2020 foram registadas seis recessões na economia nacional. Como reagiu o mercado de trabalho nestes momentos? Quais as consequências para o consumo das famílias? E para a produção industrial?

Para identificar o momento em que as recessões começaram e acabaram, tomámos como referência principal o Produto Interno Bruto, mas utilizámos também outros indicadores, como o desemprego, a produção industrial e a evolução do comércio externo.

Conheça em pormenor cada recessão, as suas principais causas e consequências.

Um trabalho inédito em Portugal

As recessões são períodos em que a produção de um país e o rendimento das pessoas diminui.
Podem acontecer por muitas razões e têm variadas consequências sociais, financeiras e políticas.

Quando começaram? Quanto tempo duraram? E que efeitos tiveram no dia a dia dos portugueses?

Foi para responder a estas perguntas que uma equipa de especialistas liderada por Ricardo Reis definiu, com precisão, os momentos de recessão da economia portuguesa, criando uma cronologia de referência para as crises.

Este projeto, inédito no país, pretende responder a estas perguntas recorrendo a um comité de reputados especialistas. Replica para o caso português o trabalho que tem sido desenvolvido noutras economias por entidades de referência como o National Bureau of Economic Research (EUA) e o Centre for Economic and Policy Research (Europa).

video thumbnail
Ricardo Reis, Presidente do Comité de Datação dos Ciclos Económicos
Acessos rápidos
Livraria