A
A
José Alberto Ferreira
José Alberto Ferreira
Conteúdos
Bio
Assistente de Investigação no departamento de Estudos Económicos (DG-Research) do Banco Central Europeu (BCE). Anteriormente, foi Teaching Assistant de Macroeconomia na London School of Economics (LSE), no Reino Unido, e Assistente de Investigação na mesma instituição, afiliado ao Centre for Macroeconomics (CFM).
Natural da Beira Baixa, prosseguiu a sua formação, até ao ensino secundário, em Castelo Branco. É licenciado em Economia (2018) pela Nova SBE e mestre em Economia (2019) - especialização em Economia Monetária - pela LSE.
O seu interesse pela macroeconomia despertou ainda no ensino secundário, quando, com 16 anos, foi desafiado pela professora de Economia a participar no Concurso Geração Euro, organizado pelo Banco de Portugal. Aí, liderou uma equipa responsável por propor e defender uma decisão futura de política monetária para o BCE. Embora a previsão estivesse correta e a equipa tenha vencido a competição, foi a complexa e intrincada relação entre variáveis macroeconómicas que o aliciou. Daí nasceu a curiosidade de melhor as estudar, tendo em vista contribuir para políticas económicas esclarecidas e rigorosas.
Durante a licenciatura, foi membro ativo da comunidade académica e associativa, tendo liderado o pelouro de Política Educativa na Associação de Estudantes e sido eleito Representante dos Alunos no Conselho Pedagógico da Nova SBE, contribuindo, entre outros, para o processo de revisão dos currículos das licenciaturas. Pertenceu, ainda, ao Nova Investment Club e ao Nova Economics Club.
Enquanto aluno de mestrado na LSE, desenvolveu uma tese sobre a eficácia das diferentes ferramentas de política monetária ao afetarem diversos ativos financeiros na Zona Euro. Ao mesmo tempo, começou a dar aulas, tornando-se o mais novo Teaching Assistant de Macroeconomia (EC210).
Conta, ainda, com uma breve, mas estimulante, experiência em consultoria estratégica, enquanto Analista da Kearney, em Lisboa (2018).
Recebeu, da LSE, o Prémio Excelência em Macroeconomia (2019). A Nova SBE atribui-lhe, em 2018, os Prémios de Mérito Académico e Associativo e, em 2015, o Prémio Novo Banco Excelência. Recebeu, ainda, o Prémio CA Nota 20, atribuído pelo Crédito Agrícola, e uma Distinção do Rotary Club de Castelo Branco (ambos em 2015).

Última atualização: outubro de 2020