Nesta investigação foram consideradas as mulheres que residem em Portugal e que, tendo entre 18 e 64 anos, utilizam a internet de forma regular. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), das mulheres com idades compreendidas entre 18 e 64 anos que residem em Portugal, 81% são utilizadoras regulares da internet. Por conseguinte, a equipa de investigação criou uma amostra de 2428 mulheres, entre os 18 e os 64 anos, que deverão representar 2,7 milhões de mulheres residentes em Portugal.

Na fase de concepção desta investigação optou-se por excluir do âmbito deste estudo as mulheres de 17 anos ou menos, por se considerar que até aos 18 anos os principais responsáveis pelas decisões mais relevantes para as suas vidas tenderão a ser a mãe, o pai, ou ambos. O limite superior de idade foi estabelecido em 64 anos, porque a utilização da internet é actualmente muito reduzida entre as mulheres com 65 anos ou mais. Por considerar que alguns dos assuntos a tratar no questionário eram do foro íntimo, a equipa de investigação decidiu efectuar estas entrevistas pela internet, para maximizar o grau de sinceridade das inquiridas. A duração do preenchimento do questionário variou bastante consoante a situação pessoal e familiar de cada mulher. Em média, as estudantes que ainda vivem em casa dos pais demoraram cerca de 20 minutos a responder, enquanto as mulheres que têm uma pessoa parceira, que têm filhos, e que têm trabalho pago, necessitaram de cerca de uma hora.

As entrevistas foram realizadas durante o mês de Maio de 2018.

* CAWI: Computer-Assisted Web Interviewing.
** A amostra foi distribuída de forma não proporcional por 5 faixas etárias e por uma combinação de NUTSII e NUTSIII, portanto, antes de se iniciar as análises, ponderou-se à proporção real que cada combinação de idade e área geográfica tem conforme os dados do INE.

Um projecto da Fundação em parceria com a PRM Market intelligence

As mulheres em Portugal, hoje

Quem são, o que pensam e como se sentem as mulheres em Portugal? Um estudo que representa perto de 2,7 milhões de mulheres entre os 18 anos e os 64 anos nas várias dimensões das suas vidas: o emprego, as horas de trabalho dedicado à casa, a situação económica, a relação com a pessoa parceira, os filhos, entre tantas outras.

Saiba Mais

Descubra mais sobre

Coisas que não sabe sobre as mulheres em Portugal

Coisas que não sabe sobre as mulheres em Portugal

A pessoa parceira

A pessoa parceira

Os filhos

Os filhos

O trabalho pago

O trabalho pago

O trabalho não pago

O trabalho não pago

Como conciliar tudo?

Como conciliar tudo?

Violência doméstica e de género

Violência doméstica e de género

Até que ponto se sentem felizes?

Até que ponto se sentem felizes?

Os 8 perfis

Os 8 perfis

Conheça o estudo completo

Disponível para download gratuito

Download