Crises na economia portuguesa
A economia é feita de altos e baixos. Para a conhecermos melhor, é importante saber com rigor quando começam e chegam ao fim os períodos de cinto apertado. Este trabalho inédito mostra-lhe as recessões que ocorreram em Portugal desde 1980.
Quatro décadas, seis recessões
A economia portuguesa passou por seis recessões completas desde 1980.
Para identificar o momento em que as recessões começaram e acabaram, tomámos como referência principal o Produto Interno Bruto, mas utilizámos também outros indicadores, como o desemprego, a produção industrial e a evolução do comércio externo. Conheça em pormenor cada recessão, as suas principais causas e consequências.
PIB per capita
Euros (€), encadeados em volume
Um trabalho inédito em Portugal
As recessões são períodos em que a produção de um país e o rendimento das pessoas diminui.
Podem acontecer por muitas razões e têm variadas consequências sociais, financeiras e políticas.
Quando começaram? Quanto tempo duraram? E que efeitos tiveram no dia-a-dia dos Portugueses?
Foi para responder a estas perguntas que uma equipa de especialistas liderada por Ricardo Reis definiu, com precisão, os momentos de recessão da economia portuguesa, criando uma cronologia de referência para as crises.
Esta é uma análise permanente que a Fundação Francisco Manuel dos Santos continuará a divulgar no futuro. Venha descobrir o sobe e desce da economia portuguesa.
Os membros da equipa
Para a realização deste projecto foi criado o Comité de Datação dos Ciclos Económicos, composto por alguns dos mais conceituados economistas portugueses.