Quatro décadas, cinco recessões

A economia portuguesa passou por cinco recessões completas desde 1980.
Para identificar o momento em que as recessões começaram e acabaram, tomámos como referência principal o Produto Interno Bruto, mas utilizámos também outros indicadores, como o desemprego, a produção industrial e a evolução do comércio externo. Conheça em pormenor cada recessão, as suas principais causas e consequências.

PIB per capita
Euros (€), encadeados em volume

E então 2020?

Quando este projecto começou a ser estruturado e desenvolvido, ninguém imaginava o que o ano de 2020 nos reservaria: a pandemia da Covid-19, com um forte impacto económico e social em todo o mundo. Porque este ciclo económico ainda está em curso, não podemos submetê-lo à mesma análise rigorosa dos ciclos anteriores nem incluí-lo por agora na datação definitiva do ciclo de negócios. O que podemos afirmar desde já sobre esta crise é que Portugal está em recessão.

O Comité de Datação dos Ciclos Económicos já fez uma primeira avaliação e emitiu um comunicado sobre o estado da economia portuguesa durante a pandemia da Covid-19.

Um trabalho inédito em Portugal

As recessões são períodos em que a produção de um país e o rendimento das pessoas diminui.
Podem acontecer por muitas razões e têm variadas consequências sociais, financeiras e políticas.

Quando começaram? Quanto tempo duraram? E que efeitos tiveram no dia-a-dia dos Portugueses?

Foi para responder a estas perguntas que uma equipa de especialistas liderada por Ricardo Reis definiu, com precisão, os momentos de recessão da economia portuguesa, criando uma cronologia de referência para as crises.

Esta é uma análise permanente que a Fundação Francisco Manuel dos Santos continuará a divulgar no futuro. Venha descobrir o sobe e desce da economia portuguesa.

Os membros da equipa

Para a realização deste projecto foi criado o Comité de Datação dos Ciclos Económicos, composto por alguns dos mais conceituados economistas portugueses.

Ricardo Reis
Ricardo Reis
Pedro Bação
Pedro Bação
Isabel Horta Correia
Isabel Horta Correia
Nuno Valério
Nuno Valério
José Varejão
José Varejão
José Tavares
José Tavares
Luís Aguiar-Conraria
Luís Aguiar-Conraria
José Alberto Ferreira
José Alberto Ferreira

A informação, em contínua actualização pelo comité de especialistas, é disponibilizada na sua versão técnica original aqui.

Documentos do Comité