Justiça e Direito - Política e Sociedade

Prisões

28 fevereiro 2020

Debate e apresentação do novo retrato da Fundação com a autora Catarina Frois e Mª Lúcia Amaral, Provedora de Justiça. A moderação está a cargo do jornalista do Expresso Micael Pereira.
Nós, Portugueses
Ciclo de Conferências

Nós, Portugueses

12 fevereiro A 20 maio 2020

A Pordata, base de dados de Portugal contemporâneo, faz 10 anos. É uma década a mostrar aos portugueses o seu país através de estatísticas oficiais, organizadas de forma simples e acessível. O resultado deste trabalho dá o mote ao ciclo de conferências com oradores nacionais e internacionais, documentários e livros que vão ilustrar “Quem somos?”, “Como vivemos?” e “Para onde vamos?”. Junte-se a nós e seja bem-vindo ao debate. Reserve o seu lugar.
Saiba mais sobre o ciclo
Questões Sociais - Política e Sociedade

Quem Somos?

12 fevereiro 2020

A sociedade portuguesa está em mudança. Quantos somos e como somos? De que forma as alterações demográficas que acontecem em Portugal vão influenciar o país no futuro? E como se reflectem noutras geografias? Não perca a conferência com um dos maiores especialistas em demografia e economia de Harvard, David Bloom.
Questões Sociais - Política e Sociedade

Como vivemos?

Nas últimas duas décadas, a sociedade portuguesa ficou mais rica ou mais pobre? Há igualdade de oportunidades na educação e na saúde? O “elevador social” está a funcionar? E como podemos reduzir as desigualdades? Não perca a conferência que traz a Portugal um dos maiores especialistas em políticas públicas, o ex-secretário do Trabalho dos EUA, Robert Reich.
Filosofia e Cultura

Apresentação do livro «Património cultural: Realidade viva»

30 janeiro 2020

O património cultural testemunha e expressa valores, crenças e saberes em contínua evolução e mudança. Envolve memória histórica e criação contemporânea. Neste Ensaio, Guilherme d’Oliveira Martins apresenta um conceito novo, alargado e transversal, de património cultural.
Outros temas

Apresentação do livro «A Ferrovia em Portugal: Passado, presente e futuro»

22 janeiro 2020

Sabia que Portugal é o país europeu onde o peso do comboio no movimento de mercadorias mais aumentou na última década? E que a tendência é de crescimento no transporte de passageiros? Este ensaio explica a evolução histórica do caminho de ferro português e defende a ferrovia como alavanca do desenvolvimento económico.

Partilhar