A
A
Saiba-tudo-sobre-o-encontro-da-fundacao-de-12-de-abril

Saiba tudo sobre o Encontro da Fundação de 12 de Abril

Fique a saber mais sobre os temas e os convidados do Encontro em que vai ser debatida a Segurança Social.
5 min
Autor
Numa altura em que mais de 50% dos bilhetes já estão vendidos, a Fundação faz uma breve descrição dos principais temas e dos convidados que estarão presentes no Teatro Nacional D. Maria II.

1. Apresentação de estudo sobre a sustentabilidade do sistema de pensões português

Será que a maioria das pessoas percebe como funciona o intrincado sistema de pensões nacional? Tendo em conta as projecções demográficas conhecidas, como podemos garantir a sua sustentabilidade? E quais serão os cenários de reformulação do sistema à nossa disposição, caso isso venha a ser necessário?

Nos tempos que correm, parece forçoso melhorar a sustentabilidade financeira do sistema, isto é, o equilíbrio entre a despesa e as contribuições. Ainda assim, enquanto comunidade, a sustentabilidade financeira não deverá ser a nossa única preocupação. O objectivo principal do estudo Sustentabilidade financeira e social do sistema de pensões português é descobrir qual será a melhor forma de assegurar, simultaneamente, a sustentabilidade financeira e a sustentabilidade social do sistema de pensões português.

A apresentação do estudo, que vai ser um dos pontos altos do Encontro da Fundação de 12 de Abril, contará com a presença do coordenador do estudo, Amílcar Moreira, e de dois especialistas nesta matéria. Estes são Armando Silva, ex-professor do ISEG que colaborou com a Comissão Europeia nas áreas da política do emprego, protecção social e política industrial, sendo hoje consultor nas áreas do emprego, segurança social e assuntos europeus; e Susana Peralta, professora na NOVA School Of Business and Economics e antiga coordenadora científica da área de Economia da Fundação, e que tem como foco de investigação temas como a discriminação, a competição fiscal e a responsabilização política. 

No debate, que será moderado por António Costa, jornalista e 'publisher' do jornal Eco, estará ainda o coordenador do estudo, Amílcar Moreira, investigador Pós-Doc no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa sobre questões como políticas sociais activas, pobreza e exclusão social, envelhecimento activo e política social comparada.

2. Palestra sobre o Estado Social na Europa

Outro momento alto do Encontro da Fundação é a palestra de Elsa Fornero sobre o passado, o presente e o futuro do Estado Social na Europa. A antiga ministra do Trabalho, Políticas Sociais e Igualdade de Género no Governo de Mario Monti, em Itália, vai abordar a criação e consolidação dos modelos de protecção social no pós-guerra europeu, bem como o momento presente em que a debilidade económica e demográfica da Europa impõe o repensar dos modelos de previdência no continente. 

Elsa Fornero é especialista em Macroeconomia e Segurança Social e Pensões, perita na sustentabilidade dos sistemas de protecção social e na regulação e supervisão dos sistemas de pensões. É professora de Economia Política na Universidade de Turim e coordenadora científica do Center for Research on Pensions and Welfare Policies, o primeiro centro de investigação em Itália (e um dos primeiros na Europa) especificamente centrado na análise económica das pensões, do envelhecimento e das políticas públicas tipificadas no conceito de Estado-Providência. Na sua experiência governativa, concebeu e desenhou um conjunto de reformas do mercado laboral e de pensões que foram decisivas para a Itália sair do procedimento por défice excessivo aplicado pela União Europeia. E tentou lançar uma série de medidas que garantissem, a longo prazo, uma redistribuição verdadeiramente intergeracional dos rendimentos.

3. Debate sobre o futuro da Segurança Social na Europa

Dois dos mais renomados investigadores europeus desta área são convidados do Encontro da Fundação. No último painel da grande conferência, o cientista político Bruno Palier, que foi coordenador científico da rede europeia RECWOWE (Reconciliação, Trabalho e Estado Social) e é autor de dezenas de artigos sobre a reforma das políticas de bem-estar social em França e na Europa, vai debater o futuro da Segurança Social na Europa com o sociólogo Joakim Palme, professor na Universidade de Uppsala, onde também dirige o Centro para Estudos do Trabalho e analisa políticas sociais numa perspectiva comparada, com ênfase para o modelo sueco de pensões de reforma. O painel será moderado por Emma Duncan, editora de Política Social na revista semanal The Economist.

Bruno Palier é autor do livro La réforme des systèmes de santé (2015) e co-editor de Welfare democracies and party politics: explaining electoral dynamics in times of changing welfare capitalism (2018). Joakim Palme é co-editor de Welfare and the Great Recession: a comparative study (2019), de Bridging the gaps: linking research to public debates and policy making on migration and integration (2019) e de Social policy and economic development in the Nordic countries (2005).

4. Debate sobre o envelhecimento e qualidade de vida

O Encontro da Fundação inclui ainda um segundo debate com investigadores portugueses, sob o tema do envelhecimento da população e o que pode ser feito para que os idosos em Portugal vivam com qualidade. O painel, moderado por Luísa Lima, professora de Psicologia Social no ISCTE-IUL e consultora da Fundação na área de Sociedade, contará com a presença de Constança Paúl, directora do Departamento de Ciências Comportamentais do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e membro do projecto europeu ActiveAdvice – Decision Support Solutions for Independente Living using an Inteligent Ambient Assisted Living and Service Cloud, e de Sibila Marques, investigadora do Centro de Investigação e de Intervenção Social e professora de Psicologia Social no ISCTE-IUL, para além de autora do Ensaio Discriminação da Terceira Idade, publicado pela Fundação.

Reserve já o seu lugar para o Encontro da Fundação (por 5€, ou 3€ no caso dos estudantes).

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor

Autor
Portuguese, Portugal