Segurança Social
Segurança Social
Ao Encontro dos Portugueses

Segurança Social

12 abril 2019
Ao Encontro dos Portugueses

Segurança Social

12 abril 2019
Best of do Encontro

2019

12 abril
10h30 - 19h30
Teatro Nacional D. Maria II
Ver mapa

Segurança Social

Será que a maioria das pessoas percebe como funciona o sistema de pensões português? Tendo em conta as projecções demográficas conhecidas, como podemos garantir a sua sustentabilidade? E quais serão os cenários de reformulação, caso venha a ser necessária?

O dia 12 de Abril será dedicado ao debate sobre sistema de pensões, a sua sustentabilidade financeira e social e, ainda, à análise de alternativas e experiências comparadas por alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais em Políticas Sociais. Nos tempos que correm, parece forçoso melhorar a sustentabilidade financeira do sistema, isto é, o equilíbrio entre a despesa e as contribuições. Ainda assim, enquanto comunidade, a sustentabilidade financeira não deverá ser a nossa única preocupação. Neste Encontro vão ser debatidas quais as formas de assegurar, simultaneamente, a sustentabilidade financeira mas também social do sistema de pensões português. 

Elsa Fornero (antiga ministra do Trabalho italiana), Bruno Palier (cientista político e académico francês) e Joakim Palme (especialista em políticas sociais) trarão uma perspectiva comparada dos sistemas europeus.

Será também apresentado o estudo «Sustentabilidade financeira e social do sistema de pensões português», que utiliza um modelo de micro-simulação dinâmica inédito em Portugal, que contempla alterações nos atributos dos indivíduos para analisar os efeitos redistributivos da política de pensões.

Com este dia Fundação pretende trazer os factos para o debate, comparar experiências e analisar cenários de reforma.

Programa

Ver

Partilhar