Segurança Social
Segurança Social
Ao Encontro dos Portugueses

Segurança Social

12 abril 2019
Ao Encontro dos Portugueses

Segurança Social

12 abril 2019
Ainda não tem bilhete?
Comprar bilhete
Segurança Social

2019

12 abril
10h30 - 19h30
Teatro Nacional D. Maria II
Ver mapa

Segurança Social

Será que a maioria das pessoas percebe como funciona o sistema de pensões português? Tendo em conta as projecções demográficas conhecidas, como podemos garantir a sua sustentabilidade? E quais serão os cenários de reformulação, caso venha a ser necessária?

O dia 12 de Abril será dedicado ao debate sobre sistema de pensões, a sua sustentabilidade financeira e social e, ainda, à análise de alternativas e experiências comparadas por alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais em Políticas Sociais. Nos tempos que correm, parece forçoso melhorar a sustentabilidade financeira do sistema, isto é, o equilíbrio entre a despesa e as contribuições. Ainda assim, enquanto comunidade, a sustentabilidade financeira não deverá ser a nossa única preocupação. Neste Encontro vão ser debatidas quais as formas de assegurar, simultaneamente, a sustentabilidade financeira mas também social do sistema de pensões português. 

Elsa Fornero (antiga ministra do Trabalho italiana), Bruno Palier (cientista político e académico francês) e Joakim Palme (especialista em políticas sociais) trarão uma perspectiva comparada dos sistemas europeus.

Será também apresentado o estudo «Sustentabilidade financeira e social do sistema de pensões português», que utiliza um modelo de micro-simulação dinâmica inédito em Portugal, que contempla alterações nos atributos dos indivíduos para analisar os efeitos redistributivos da política de pensões.

Com este dia Fundação pretende trazer os factos para o debate, comparar experiências e analisar cenários de reforma.

Programa

Ver

Partilhar