De que forma é que os municípios se associam ao nascimento, desempenho e desaparecimento das empresas privadas? Que tipo de instituições são mais propícias à actividade empresarial? E quais os principais obstáculos à criação de valor?
Este estudo dá a conhecer de que forma é que estes factores se associam ao nascimento, desempenho e desaparecimento das empresas privadas. Apresenta um retrato, no espaço e no tempo, de uma paisagem municipal muito variada, associando indicadores de contexto e instituições municipais, por um lado, e a experiência das empresas privadas, por outro. Além disso, isola-se e identifica-se, de entre o extenso rol de informação, mecanismos concretos de causa e efeito, e sugerem-se rankings de eficiência institucional dos municípios portugueses.
Autoria
Coordenação e autoria
José Tavares
Economista
Doutorou-se em Economia na Universidade de Harvard, onde se especializou em Economia Política, e é professor na Nova School of Business and Economics e Research Fellow no Centre for Economic Policy Research, de Londres. Os seus trabalhos de investigação foram comentados na revista Time e nos jornais New York Times, Handelsblatt, e La Repubblica, entre outros. Co-organizou, com Francesco Caselli e Mário Centeno, o volume After The Crisis: Reform, Recovery, and Growth in Europe, publicado na Oxford University Press.