Nascer em Portugal significava, no início de 2020, herdar a terceira maior dívida pública da Europa. No futuro, o país vai ficar mais perto ou mais longe do centro do mundo? Vai a tecnologia ajudar-nos a vencer a geografia? A educação e a imigração vão ser antídoto para os impactos da dívida e de uma população cada vez mais envelhecida?
Passaram-se 46 anos desde o fim da ditadura em Portugal. Quatro décadas de descoberta e de tentativa e erro que convergiram neste presente em que agora nos encontramos e que entregamos a quem chega.
Pistas para falar do futuro no último documentário da série «Nós, Portugueses», com que a Fundação assinala os 10 anos da Pordata.
    21
  
      Episódios
    
  1
    2
    3
    4
     
          Série
        
        Documentário
      
        
          22EPISÓDIOS
        
        
          2021
        
      Documentários da Fundação Francisco Manuel dos Santos coproduzidos com a RTP.
          Ler menos
        
       
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
![Imagem da dupla do [IN] Pertinente Economia de 2025: Diogo Mendes e Filipa Galrão](/sites/default/files/styles/episodes_mini/public/2025-02/site_1280x720.png.webp?itok=cbJLvynH) 
![Imagem da dupla do [IN] Pertinente Economia de 2025: Diogo Mendes e Filipa Galrão](/sites/default/files/styles/teaser_small/public/2025-02/site_1280x720.png.webp?itok=z8taveoB) 
 
 
![Imagem de Nuno Artur Silva, Hugo van der Ding, Cláudia Custódio e Henrique Mota Lourenço durante a sessão Conversas [IN]Pertinentes no Worten Mock Fest](/sites/default/files/styles/episodes_mini/public/2025-09/Conversas%20INP_Economia.png.webp?itok=WM4XUNPb) 
![Imagem de Nuno Artur Silva, Hugo van der Ding, Cláudia Custódio e Henrique Mota Lourenço durante a sessão Conversas [IN]Pertinentes no Worten Mock Fest](/sites/default/files/styles/teaser_small/public/2025-09/Conversas%20INP_Economia.png.webp?itok=NoraLLz4)