A
A
Augusto Mateus
Augusto Mateus
Conteúdos
Bio
Ex-ministro da Economia e professor universitário durante 42 anos no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Augusto Mateus tem estudado a realidade económica e as desigualdades territoriais do país.
Atualmente Chairman e Presidente não executivo de uma sociedade de consultores, que fundou em 1998, tem conduzido inúmeros estudos sobre os fatores de crescimento e desenvolvimento nacional.
Como investigador, coordenou e elaborou análises económicas de política de cidades e de estratégia empresarial para autarquias, entidades públicas e privadas. Os estudos realizados pelo seu gabinete têm igualmente analisado o potencial para a competitividade do país da chamada economia criativa e cultura criativa, tendo criado modelos de avaliação e medição deste impacto para o desenvolvimento regional.
Esteve em cargos políticos duas vezes, durante os Governos de António Guterres, primeiro como secretário de estado da Indústria (1995-1996) e, depois, como ministro da Economia (1996-1997).
Tem uma pós graduação em Economia Internacional e Economia dos Recursos Humanos, pela Universidade de Paris X. É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), da Universidade Técnica de Lisboa. Nasceu na capital, em 1950.