A
A
José Gil
José Gil
Conteúdos
Bio
Filósofo e ensaísta, começou por estudar Matemática na Facudade de Ciências da Universidade de Lisboa, seguindo depois para França, onde se formou em Filosofia, na Universidade Sorbonne. Com um mestrado e doutoramento na mesma área, foi coordenador do departamento de Psicanálise e Filosofia da Universidade de Paris VIII, trabalhando, também, como tradutor científico para a OCDE.
Em 1976, regressa a Portugal para assumir o cargo de adjunto do secretário de Estado do Ensino Superior e da Investigação Científica. Depois de alguns anos de ensino no secundário, é convidado para lecionar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Retira-se em 2010, mantendo-se na universidade como investigador sénior.
Dirigiu a Coleção de Filosofia da editora Relógio D’Água e publicou vários artigos e ensaios científicos em revistas e enciclopédias nacionais e internacionais. Com o ensaio ""Portugal, Hoje. O Medo de Existir"", lançado em 2004, foi considerado pelo semanário francês Le Nouvel Observateur um dos 25 grandes pensadores do mundo. Recebeu, também, o Prémio P.E.N. Clube Português de Ensaio (2005) e o Prémio Vergílio Ferreira (2012).