A
A
5-leituras-25

5 Leituras #25, por Luísa Lima: O que torna a vida boa?

Sugestões de leitura de Luísa Lima, autora do ensaio «Nós e os outros: o poder dos laços sociais», publicado pela FFMS.
3 min
Novo artigo da rubrica «5 Leituras», em que um autor da Fundação sugere a leitura de cinco artigos ou a visualização de vídeos publicados na internet, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Desta vez publicamos as sugestões de Luísa Lima, autora de «Nós e os outros: o poder dos laços sociais».

Carta da Corcunda para o Serralheiro
De Fernando Pessoa
(Em língua portuguesa)

Não, a solidão não é só um problema dos mais velhos ou dos mais vulneráveis: é um sinal da insustentabilidade da nossa forma de viver. A solidão nasce do desejo de ter alguém mais connosco, de estar mais com os outros do que aquilo que estamos. Quem vive só, quem está reformado ou desempregado, quem mudou de terra ou quem está doente interage menos com os outros, e pode sentir-se muito só. Esta Carta da Corcunda para o Serralheiro é um texto belíssimo de Fernando Pessoa. Penso que é o único de um heterónimo feminino. A Maria José está profundamente só.

Jo Cox Commission on Loneliness  Report, 2017
Relatório
(Em língua inglesa)

Mas a solidão não é só um problema de quem vive só ou de quem pertence a grupos minoritários ou estigmatizados. Os cuidadores informais de pessoas com problemas de saúde ou os pais de crianças pequenas, por exemplo, sentem-se frequentemente muito sós. O Relatório sobre a Solidão publicado em Dezembro de 2017 pela Comissão Jo Cox no Reino Unido vem chamar a atenção pare este enorme problema da nossa forma de viver.

Reino Unido cria Ministério para combater a solidão
SIC, 18 de Janeiro de 2018
(Em língua portuguesa)    

O Relatório não se limita a diagnosticar o problema, mas  indica também algumas soluções, que vão desde as soluções governamentais até ao que todos nós podemos fazer. E Theresa May, a Primeira-Ministra do Reino Unido, teve a coragem de pôr em prática uma das medidas sugeridas no relatório: criou um ministério para combater a solidão.

The lethality of loneliness
Palestra de John Cacioppo
(Em língua inglesa)

A solidão tem consequências devastadoras não só para a saúde mental, como para a saúde física das pessoas. John Cacioppo é um neurocientista social e professor na Universidade de Chicago que se dedicou a estudar a solidão. Nesta TED Talk, mostra como a solidão mina a vida das pessoas, mantendo-as num estado de hipervigilância que perturba o sono e diminui a capacidade de empatizar.

O que torna uma vida boa?
Palestra de Robert Waldinger
(Em língua inglesa e legendagem em português)

O último video que vos proponho salienta o outro lado da moeda: a importância das relações sociais positivas. Robert Waldinger é professor na Harvard Medical School e dirige um estudo que segue centenas de famílias há mais de 75 anos - o Harvard Study of Adult Development. Sendo o mais longo dos estudos longitudinais, com dados recolhidos regularmente em milhares de indivíduos, permite-nos encontrar padrões e perceber o que contribui para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Luísa Lima é autora do ensaio ‘Nós e os outros: o poder dos laços sociais’, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor

Portuguese, Portugal