
A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) foi criada, em 2009, com a missão estatutária de promover e aprofundar o conhecimento sobre a realidade portuguesa. Com esse intuito, foi criada uma área de estudos que, desde 2012, já publicou mais de cinco dezenas de estudos académicos nas áreas de Economia, Instituições e Sociedade.
As temáticas prioritárias a explorar nos projectos adjudicados pela Fundação são definidas previamente pelos seus Órgãos Sociais e publicadas no Programa de Estudos trienal. Os autores dos estudos da Fundação, regra geral académicos vinculados a universidades e centros de investigação nacionais e internacionais, são seleccionados através de um processo de candidaturas público e transparente, por forma a garantir o rigor e a independência da investigação produzida.
A equipa de estudos da Fundação acompanha o desenvolvimento dos projectos aprovados pelos Órgãos Sociais e coadjuva as equipas de investigação contratadas na edição de publicações e outros materiais de divulgação, assim como na produção de eventos resultantes dos estudos desenvolvidos, com o intuito de transmitir a informação recolhida ao grande público, de forma totalmente gratuita e acessível.
Processo de candidaturas para a elaboração de Estudos da Fundação
O processo de candidaturas para a elaboração de estudos promovidos pela Fundação Francisco Manuel dos Santos está aberto em permanência durante a vigência do actual Programa de Estudos (2021-2023). As candidaturas deverão ser enviadas para o seguinte endereço de e-mail: estudos@ffms.pt.
O referido processo de candidaturas é composto por cinco etapas e poderá prolongar-se ao longo de vários meses.
Concept Note:
Inicialmente, os proponentes deverão preencher uma concept note com o propósito de explicitar os objectivos do estudo, o seu potencial de inovação para a literatura científica, a sua conformidade com as prioridades de investigação identificadas no Programa de Estudos (2021-2023) e o impacto social esperado caso o projecto seja aprovado. Seguidamente, a proposta será analisada pela equipa de estudos da FFMS, onde se incluem os seus consultores científicos, que decidirão se aquela deverá ou não transitar para a segunda etapa do processo de candidaturas.
Project Proposal:
Caso o projecto transite para a segunda fase, os proponentes serão convidados a preencher um formulário mais detalhado (project proposal) onde deverão incluir a revisão da literatura, a metodologia a aplicar e o orçamento do projecto, entre outras informações. Este segundo formulário será então analisado por dois peritos externos à Fundação, propositadamente contratados para o efeito, aplicando-se o método double blind, em tudo semelhante ao modelo adoptado pelas revistas académicas internacionais.
Avaliação de peritos externos:
Seguidamente, os proponentes terão a possibilidade de reformular o projecto, sempre que necessário, de acordo com os comentários dos peritos externos. É importante salientar que esta fase, à semelhança do que acontece com a submissão de artigos científicos a revistas académicas, poderá implicar mais do que uma reformulação da parte dos proponentes, uma vez que o principal objectivo deste processo é afinar as candidaturas e, consequentemente, torná-las mais sólidas.
Avaliação dos consultores científicos: O projecto final, em conjunto com os pareceres definitivos dos peritos externos, será posteriormente analisado pelos consultores científicos da Fundação para que emitam uma recomendação (de aceitação ou de rejeição) aos Órgãos Sociais da FFMS. Apenas os projectos avaliados positivamente serão recomendados para aprovação.
Decisão dos Órgãos Sociais da FFMS:
Os projectos que receberem a aprovação dos consultores científicos da Fundação serão colocados à consideração dos Órgãos Sociais da Fundação, que têm a palavra final acerca dos projectos a financiar. Assim sendo, os Órgãos Sociais da FFMS reservam-se o direito de rejeitar projectos que tenham recebido o parecer favorável da equipa de estudos da Fundação, caso considerem que outras candidaturas apresentam melhores condições de cumprir a missão estatutária da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Documentos
-
1.ª Fase de Candidatura - Concept Note
.docx (159 KB)
-
Programa de Estudos da Fundação Francisco Manuel dos Santos (2021- 2023)
.pdf (78 KB)