5 Leituras #30: Quatro recomendações de leitura (e uma de música)

Sugestões de Djaimilia Pereira de Almeida, autora do retrato Ajudar a Cair, publicado pela FFMS.

4 min. leitura
Ler mais tarde Remover artigo
Novo artigo da rubrica «5 Leituras», em que autores da Fundação sugerem a leitura de cinco artigos ou a visualização de vídeos publicados na internet, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

Disability and Poetry, an Exchange
Poetry Magazine
(Em língua inglesa)

Durante a pesquisa bibliográfica que realizei para escrever Ajudar a Cair (FFMS, 2017), encontrei este diálogo entre poetas portadores de deficiência. Participam Jennifer Bartlett, John Lee Clark, Jim Ferris e Jillian Weise. Discutem a dificuldade do acesso à publicação e questões literárias tal como a forma como o seu corpo e as suas limitações de locomoção condicionam a sua maneira de escrever. Impressionou-me particularmente o testemunho da poeta Jennifer Bartlett, portadora de paralisia cerebral, sobre os seus poemas:

— “Os meus poemas andam muito, muito devagar. Distraem-se constantemente e têm de olhar para tudo. Eles querem parar e trocar um dedo de conversa com cada vizinho e com cada cão. Eles vagueiam. Não são narrativas lineares. A vida é uma narrativa linear? Não, tens de parar e atender o telefone. Tens de passar pelo caixote deixado à porta do alfarrabista porque ele deitou fora alguns livros bons. Tens de mudar uma fralda ou deixar entrar (ou sair) o gato. Eu não digo aos meus poemas o que fazer; eles dizem-me o que fazer. Os meus poemas são o meu chefe.” (Tradução minha.)

The Reservoir
(Em língua inglesa)

The Reservoir é uma recém-criada (vai no segundo número) webzine quadrimestral com conversas sobre a política das imagens. Foi fundada por um grupo de escritores, fotógrafos e editores de vários pontos do globo que se juntaram para falar sobre fotografia no contexto sociopolítico actual. Sai a cada nova estação.

Dias com Árvores
(Em língua portuguesa)

Dias com Árvores é o blog de botânica de Paulo V. Araújo e Maria P. Carvalho, iniciado em 2004. Numa prosa belíssima, os autores apresentam diversas espécies (com fotografias), acompanhando a mudança das estações.

Playlists de Teju Cole no Spotify

Acessíveis gratuitamente a qualquer utilizador do Spotify em qualquer dispositivo, as playlists do escritor, crítico e fotógrafo Teju Cole são uma boa maneira de conhecer mais música. Cole organiza-as por títulos e mantém algumas séries numeradas, como a history of jetlag, alusiva à atmosfera dos aeroportos. Das Quatro Últimas Canções de Richard Strauss a Coisas Bunitas de Sara Tavares passando pela música de dança nigeriana é possível ouvir um pouco de tudo e, seguindo as pistas, conhecer muitos discos novos.

Agora e Na Hora da Nossa Morte
Susana Moreira Marques (fotografias de André Cepeda)
(Em língua portuguesa)

Publicado em 2012 pela Tinta-da-China, o maravilhoso Agora e Na Hora da Nossa Morte, de Susana Moreira Marques (e André Cepeda) “é o resultado de uma viagem a Trás-os-Montes para acompanhar um projecto de prestação de cuidados paliativos domiciliários. De aldeia em aldeia – numa paisagem marcada por grandes distâncias, as águias sobrevoando as estradas, e o Douro como fronteira – encontramos pessoas com pouco tempo de vida, familiares que dormem à cabeceira de camas, e o vazio deixado pelos que morrem.”

Djaimilia Pereira de Almeida é autora do retrato «Ajudar a Cair», publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Ler do início
Achou este artigo útil?

2 leitores acharam este artigo útil.