A
A
5 Leituras #27, por Sibila Marques: Como construir uma sociedade justa para a terceira idade

5 Leituras #27, por Sibila Marques: Como construir uma sociedade justa para a terceira idade

Sugestões de leitura de Sibila Marques, autora do ensaio ‘Discriminação da Terceira Idade’, publicado pela FFMS.
3 min
Novo artigo da rubrica «5 Leituras», em que um autor da Fundação sugere a leitura de cinco artigos ou a visualização de vídeos publicados na internet, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

 

Um guia para acabar com o envelhecimento
Palestra de Aubrey de Grey
(Em língua inglesa)

A TED Talk de Aubrey de Grey questiona de forma bastante polémica o modo como encaramos o envelhecimento. A discussão do investigador centra-se na questão fundamental: será que poderemos erradicar o envelhecimento? Mais do que uma resposta definitiva, esta TED Talk é importante porque nos faz reflectir sobre a natureza e as consequências do aumento da longevidade nas nossas sociedades.

A sustainable society for all ages: realizing the potential of living longer
Documento da UNECE
(Em língua inglesa)

Este documento das Nações Unidas apresenta os resumos das apresentações que foram realizadas na última conferência ministerial que teve lugar em Lisboa em Setembro de 2017. Esta foi uma conferência muito importante onde se discutiram medidas para garantir a sustentabilidade de uma sociedade para todas as idades.

Trailer do filme ‘Up’
(Em língua inglesa)           

O filme ‘Up’ da Disney/Pixar continua ainda a ser uma excelente referência de um filme que mostra uma visão positiva do envelhecimento e das relações entre as gerações. É importante ver com as crianças, aproveitando para debater estas questões do envelhecimento e dos estereótipos e imagens a ele tipicamente associados.

Making Intergenerational Connections –an Evidence Review
Relatório de Lisbeth Drury et al para o Centre for the Study of Group Processes da Universidade de Kent
(Em língua inglesa)

O relatório “Making intergenerational relationships” foi produzido por uma equipa de investigadores da Universidade de Kent para a organização Age Uk em Inglaterra. Apresenta um resumo das vantagens do contacto intergeracional e dos benefícios que este tipo de contacto tem para os mais jovens e os mais velhos. A sua leitura oferece uma visão abrangente deste tipo de iniciativas e de exemplos que podem ser seguidos.

SIforAGE
Website
(Em língua inglesa)

O projecto SIforAGE – Social Innovation for Active and Healthy Aging foi um projecto financiado pela Comissão Europeia, entre 2012 e 2016, que teve como objectivo pensar em soluções inovadoras para uma sociedade onde a longevidade aumentou. Vários actores sociais desde investigadores, associações de pessoas idosas, centros de investigação de tecnologia, professores de literatura e cientistas políticos tiveram oportunidade de partilhar o seu saber para a construção de novas alternativas sociais. Neste website, encontra as várias acções que foram realizadas neste projecto desde a organização de “Cafés tecnológicos” até à proposta de programas integeracionais em escolas de vários países. No website estão ainda vários vídeos de interesse e o acesso a uma plataforma que permite aumentar a partilha dos conhecimentos nestas áreas entre pessoas de diferentes países.

Sibila Marques é autora do ensaio ‘Discriminação da Terceira Idade’, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

 

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.

Portuguese, Portugal