Equipa de Estudos

Para aprofundar o conhecimento sobre a realidade portuguesa, a Fundação reuniu uma equipa de especialistas que promovem e validam a elaboração de estudos em três grandes áreas de investigação: Economia, Instituições e Sociedade. 

 

Conheça a equipa

 
 
 
 
7937
Gonçalo Saraiva Matias
Director de Estudos da Fundação

Professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e director da Católica Global School of Law da Faculdade de Direito da Universidade Católica.

É actualmente director de Estudos e membro da Comissão Executiva e do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos. É também assessor para os Assuntos Jurídicos e Constitucionais da Casa Civil da Presidência da República.

ver mais
7938
Fernando Alexandre
Consultor da área de Economia da FFMS

Professor associado da UMinho e doutorado em Economia pela Universidade de Londres - Birkbeck College. Foi Pró-Reitor para a Valorização do Conhecimento, Presidente da EEG e director do Departamento de Economia da UMinho.

Exerceu as funções de secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional. Investiga sobre poupança, investimento e crescimento da economia portuguesa, tendo publicado vários livros e em revistas científicas internacionais.

ver mais
7939
Carlos Jalali
Consultor da área de Instituições da FFMS

É doutorado em Ciência Política pela Universidade de Oxford. É professor na Universidade de Aveiro, onde dirige o mestrado em Ciência Política e o programa doutoral UA-UBI.

O seu trabalho centra-se nas instituições políticas, sistemas partidários, comunicação política e comportamento eleitoral. É autor de artigos e capítulos em revistas científicas e livros internacionais e nacionais. É, desde 2016, presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política.

ver mais
7940
Luísa Lima
Consultora da área de Sociedade da FFMS

Licenciada em Psicologia na Universidade de Lisboa (1982), doutorou-se em Psicologia Social e Organizacional (1994) e completou a agregação em Psicologia Social do Ambiente (2004) no ISCTE-IUL.

É professora catedrática de Psicologia Social do ISCTE-IUL, onde, desde 1982, desenvolve uma ampla actividade no ensino e na orientação científica. A sua investigação incide sobre a aplicação da Psicologia Social a questões da saúde e do ambiente, e encontra-se reflectida em numerosas publicações científicas. É autora do ensaio "Nós e os outros": o poder dos laços sociais (2018, FFMS). Foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia (2006-2010), membro do Conselho Científico de Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2010-2012) e membro do Standing Commitee for Social Sciences da European Science Foundation (2007-2011). É "honorary professor" na Universidade de Bath.

ver mais