Questões Sociais - Economia e Políticas Económicas
A Pobreza em Portugal: Trajetos e Quotidianos
Publicado em abril 2021
De acordo com o INE, 17,2% da população em Portugal encontrava-se em risco de pobreza em 2018. Este valor condensa as vidas de mais de 1,7 milhões de pessoas. Cada situação é única, vivida no singular e no seio de um contexto social e de uma família concreta. Compreender a diversidade da pobreza, conhecer as trajectórias da população pobre e perceber de forma aprofundada como vivem foi o que norteou a realização deste estudo.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, 17,2% da população em Portugal encontrava-se em risco de pobreza em 2018. Este valor, composto por três algarismos, um separador decimal e um símbolo matemático, condensa as vidas de mais de 1,7 milhões de pessoas. Sem sabermos quem é e como vive esta parte da população, partindo das suas próprias perspetivas, dificilmente compreenderemos o país no seu todo.
A pobreza em Portugal é una porque inclui um conjunto de indivíduos que tem em comum essa condição socioeconómica, considerando diversos critérios de medida, e diversa porque cada situação é única, vivida no singular e no seio de um contexto social e de uma família concreta. Compreender a diversidade da pobreza, conhecer as trajetórias da população pobre e perceber de forma aprofundada como vivem foi o que norteou a realização deste estudo que agora se apresenta.
Autoria
Coordenação e autoria
Fernando Diogo
Sociólogo. É Professor Associado com Agregação da Universidade dos Açores e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UAçores e CICS.UAc). Trabalha a pobreza, o RSI (rendimento social de inserção) e a pobreza infantil, entre outros temas. É director do Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e Cocoordenador da secção de Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais da APS. Colabora com a Rede Anti-Pobreza (EAPN) e foi co-autor da Estratégia Regional de Luta Contra a Pobreza dos Açores. É membro do Conselho Económico e Social desta Região.