De acordo com o Inquérito «Identidades religiosas em Portugal» de 2011-12 (CERC-CESOP), coordenado por Alfredo Teixeira, a diversidade religiosa, no território português, apresenta-se fortemente concentrada na Área Metropolitana de Lisboa. Nessa amostra, mais de metade da população não crente (55,2%) está nesta região. A região reúne 62,2% dos inquiridos pertencentes a uma denominação protestante (inclui os evangélicos). Reúne ainda 51% das Testemunhas de Jeová e 61,5% dos pertencentes a outras religiões. Também nessa região se encontra a percentagem mais elevada de outros cristãos (47,2%) e de crentes sem religião (43,5%). Ou seja, a região apresenta uma aprofundada variedade quanto às posições face à religião e aos tipos de (não)pertença e (não)crença religiosa. Nessa singularidade, a região pode ser lida como um «laboratório» da diversidade religiosa em Portugal. Neste estudo, procura-se uma melhor definição dos contornos da paisagem religiosa, nesta região, por meio de um efeito de zoom, tendo em conta as dinâmicas sociais que caracterizam a modernidade própria desta geografia.
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Identidades religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de Lisboa
Publicado em julho 2019
A Grande Lisboa pode ser tida como um «laboratório» da diversidade religiosa em Portugal. Este estudo mostra os contornos da paisagem religiosa nesta região, tendo em conta as dinâmicas sociais que caracterizam a sua modernidade própria.
De acordo com o Inquérito «Identidades religiosas em Portugal» de 2011-12 (CERC-CESOP), coordenado por Alfredo Teixeira, a diversidade religiosa, no território português, apresenta-se fortemente concentrada na Área Metropolitana de Lisboa. Nessa amostra, mais de metade da população não crente (55,2%) está nesta região. A região reúne 62,2% dos inquiridos pertencentes a uma denominação protestante (inclui os evangélicos). Reúne ainda 51% das Testemunhas de Jeová e 61,5% dos pertencentes a outras religiões. Também nessa região se encontra a percentagem mais elevada de outros cristãos (47,2%) e de crentes sem religião (43,5%). Ou seja, a região apresenta uma aprofundada variedade quanto às posições face à religião e aos tipos de (não)pertença e (não)crença religiosa. Nessa singularidade, a região pode ser lida como um «laboratório» da diversidade religiosa em Portugal. Neste estudo, procura-se uma melhor definição dos contornos da paisagem religiosa, nesta região, por meio de um efeito de zoom, tendo em conta as dinâmicas sociais que caracterizam a modernidade própria desta geografia.