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A ciência na educação pré-escolar - um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos

A Ciência na educação pré-escolar

A Ciência existe na educação pré-escolar em Portugal? Quais são os conhecimentos, atitudes e competências valorizados na promoção da desejável literacia científica de crianças antes da idade escolar? Serão as nossas salas dos jardins de infância “amigas das ciências”? Encontre as respostas no estudo “A Ciência na Educação Pré-Escolar”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
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Estudo A ciência na educação pré-escolar - Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos
A Ciência na educação pré-escolar

Este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, da autoria de Maria Lúcia Santos, Maria Filomena Gaspar e Sofia Saraiva Santos, procura retratar e refletir sobre a  realidade da promoção da literacia científica em contexto pré-escolar em Portugal, e apresenta os resultados de um questionário feito junto dos associados e amigos (Facebook) da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e dos jardins de infância da rede pública e privada.

Esse questionário procurava conhecer as opiniões e experiências dos inquiridos no que diz respeito ao contacto das crianças com a Matemática e as Ciências, os Conteúdos Científicos das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e Capacidades Investigativas; as narrativas sobre os objetivos da Educação Pré-Escolar e as atividades, experiências ou projetos de exploração realizados na Educação Pré-Escolar na área das Ciências. Ao debruçar-se sobre as respostas ao questionário, o estudo dá a conhecer a realidade do ensino das Ciências nos jardins de infância, identificando:

 

  • as características de uma “sala amiga das ciências”
  • as práticas no âmbito das ciências nos Jardins de Infância
  • as necessidades de formação dos educadores no domínio das ciências
  • as boas práticas de promoção da literacia científica, apresentadas na forma de relatos de práticas


Depois de analisadas as respostas dos educadores às perguntas abertas do questionário em que se solicitava uma breve descrição de atividades ou projetos de exploração realizadas, foram selecionadas 24, a cujos autores foram pedidos relatos mais extensos, que pudessem ser representativos da exploração de diferentes conceitos científicos para ilustrar a abrangência e diversidade de abordagens no trabalho desenvolvido pelos educadores de infância. Treze são apresentados em anexo.

As nossas salas apresentam uma qualidade média na promoção da literacia científica, mas também apontam para a necessidade de serem criadas áreas das Ciências onde não existem.
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Estudo A ciência na educação pré-escolar - Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos
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