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Estudo da leitura no 1º ciclo do Ensino Básico - Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Ensino da leitura no 1º ciclo do Ensino Básico

Como se ensinam as nossas crianças a ler? Os professores têm conhecimento que lhes permita ensinar as crianças de acordo com o que sabem serem as melhores práticas? Enontre a respostas a estas e outras questões no estudo “Ensino da leitura no 1º ciclo do Ensino Básico”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
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Ensino da leitura no 1º ciclo do Ensino Básico
Ensino da leitura no 1º ciclo do Ensino Básico

A aprendizagem da leitura implica, para a esmagadora maioria dos sujeitos, um processo de ensino sistemático e muito prolongado, que vai muito além do ensino do princípio alfabético. Ler não constitui um ato natural, mas sim um ato social e uma competência complexa que resulta da integração de diversas outras competências. Este importantíssimo ato social resulta, por conseguinte, para a esmagadora maioria das pessoas, de outro ato social de não menos importância e significado: o ensino. Não por acaso, governos de todo o mundo têm feito grandes esforços ao longo do século XX e do século XXI para fornecer às suas crianças condições mínimas de acesso à leitura e aos livros. A imposição da escolaridade obrigatória constitui um elemento central deste esforço, bem como a criação de bibliotecas de acesso fácil, como é o caso, por exemplo, das bibliotecas ambulantes. Mais recentemente, o acesso aos computadores e à Internet alargaram extraordinariamente a oferta e o acesso.

O projecto «Ensino da leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores», do qual nasce este estudo da Fundação, foi desenvolvido a partir do reconhecimento de que a evolução das crianças na área da leitura está fundamentalmente dependente da quantidade e da qualidade do ensino a que estiverem sujeitas. Sendo inquestionável que há outros fatores, como, por exemplo, a estimulação familiar, que influenciam significativamente esta evolução, não é menos certo que o ensino e os professores são ainda mais relevantes para as crianças que são menos estimuladas em casa. O objetivo geral do projeto foi o de investigar a preparação dos professores portugueses do 1.º Ciclo do Ensino Básico na área do ensino da leitura, especificamente:

 

  • a perceção dos professores relativamente aos grandes modelos e métodos de ensino da leitura
  • os fatores e situações (formação inicial, aprendizagens realizadas com colegas) que, no entender dos participantes, mais influenciaram a sua atual forma de ensinar
  • a forma como percecionam os seus conhecimentos para o ensino da leitura
  • os conhecimentos disciplinares que efetivamente possuem para o ensino da leitura
  • as atividades que realizam tipicamente num bloco de duas horas de Língua Portuguesa
  • a formação na área da leitura que está atualmente a ser dada aos futuros professores do 1.º Ciclo, nas universidades e institutos politécnicos nacionais


O conhecimento que resulta deste projeto, e cuja divulgação a Fundação Francisco Manuel dos Santos aposta, permite identificar áreas fortes e áreas fracas na formação e na ação dos professores, contribuindo, assim, para um conhecimento mais profundado, por parte do público interessado e dos decisores políticos, da realidade do ensino da leitura no 1º ciclo de escolaridade, do qual poderão decorrer ideias para melhoria das práticas de ensino e de formação.

O autodidatismo é uma das influências mais marcantes para a forma atual de ensinar dos participantes, a par das aprendizagens realizadas com colegas, ultrapassando a influência da formação inicial e a formação contínua. Esta situação poderá merecer uma reflexão, principalmente por parte do sistema de formação. De facto, se em vez de professores, os participantes fossem, por exemplo, médicos, seria improvável que atribuíssem um peso tão significativo ao autodidatismo.
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