Educação

Educação e Liberdade de Escolha

Nº 42 | janeiro 2014

Paulo Guinote

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Sinopse

Fala-se muito em liberdade em Educação, em autonomia das escolhas, responsabilização dos professores, rigor na avaliação das aprendizagens e em todo um aparato de ideias e conceitos que parecem naturais, indiscutíveis, irrefutáveis. Mas será que todos temos o mesmo entendimento do que seja liberdade? Será que estamos conscientes das suas consequências quando colocada em prática sem regulação? Desde a sala de aula ao sistema educativo no seu todo? Este ensaio procura contribuir para o debate de questões mais em voga, como a liberdade de escolha e a autonomia na gestão das escolas, mas também de outras mais antigas como a liberdade pedagógica, de aprender e de ensinar, não esquecendo a Educação como espaço de criação de liberdade que é sempre a semente do pensamento crítico e da mudança.

Autoria

Coordenação e autoria

  • Paulo Guinote
    Professor
    Licenciado em História e mestre em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa. Tem obra publicada na área da História dos Descobrimentos, História da Mulher e História da Educação. É professor desde 1987 e encarregado de educação desde 2003. Colabora com o site Educare, o Jornal de Letras e o Público, quando não está a escrever no seu blogue.

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