Economia e Políticas Económicas

Economia Azul

Nº 117 | janeiro 2022

Duarte Bué Alves

* Desconto de 50% nos artigos assinalados e 10% nas novidades. Portes de envio grátis para Portugal Continental e Ilhas.
Sobre
Ver

Sinopse

Portugal é Mar. Pela história ou pela tradição balnear e culinária, mas, também, pelo que ele representa de facto no nosso posicionamento no mundo. Lisboa tem um dos melhores oceanários do mundo. Portugal é um dos poucos países com um ministério do mar e foi um dos primeiros Estados a ter legislação sobre gestão e ordenamento do espaço marítimo, tornando-se um caso de estudo. Do ponto de vista económico, o mar acontece todos os dias em Portugal: hoje existe um conjunto de actividades marítimas robusto, dinâmico e inovador, com vocação exportadora, que contribui de modo significativo para o PIB e que emprega dezenas de milhares de pessoas. Este livro apresenta uma radiografia da economia azul e compara a situação nacional com a de outros países. Aponta o que temos de melhor dentro de portas e se tornou referência lá fora. Identifica as ameaças e tenta explicar os desafios, como o conhecimento e a sustentabilidade, ao mesmo tempo que propõe uma política do mar para a próxima década.

Autoria

Coordenação e autoria

  • Duarte Bué Alves
    É diplomata desde 1999 e trabalhou em Lisboa, Luanda, Bruxelas, Tóquio e Paris (OCDE). Foi chefe de gabinete e assessor diplomático da ministra da Agricultura e do Mar (2011-2015). Autor de «Viagens Noutras Terras – Almeida Garrett, diplomata em Bruxelas» (2011); «Diplomacia Azul – o mar na política externa de Portugal» (2017) e vários artigos em revistas nacionais e estrangeiras. É actualmente Cônsul-Geral de Portugal em Manchester.

Partilhar

Relacionados

1 /