A
A
Coleção os Portugueses - conjunto de livros da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Coleção os Portugueses - conjunto de livros da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Outras edições

Coleção «Os Portugueses»

NOVEMBRO 2021

Dez volumes que fazem uma síntese do país, de quem somos e como somos, com base em dados da Pordata. Uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com o jornal Público e a RTP.
Mais detalhes

Conheça os dez volumes:

  1. «Como nascem e como morrem os Portugueses», escrito por Maria Filomena Mendes, é um retrato atual da demografia portuguesa: população, nascimentos, óbitos, saldo natural e saldo migratório.
  2. «Como crescem os portugueses», escrito por Maria do Céu Machado, fala da saúde infantil que é exemplar em Portugal, mas trata também outros aspetos do bem-estar como a família, a educação, a justiça e o apoio social.
  3. «Como aprendem os portugueses», escrito por Luísa Loura, recorda que em 1974 Portugal tinha um atraso de mais de 50 anos relativamente aos países do centro e norte europeus e que houve que tomar decisões disruptivas que exigiram um grande esforço de professores, alunos, pais e sociedade civil.
  4. «Como trabalham os portugueses», escrito por Pedro Brinca, fala da evolução do mercado de trabalho da economia portuguesa nos últimos 30 anos e aborda os desafios para o futuro, nomeadamente o impacto que a automação pode ter.
  5. «Como adoecem os portugueses», escrito por Fernando Leal da Costa, recorda que os portugueses vivem cada vez mais, mas envelhecem doentes. A nossa saúde mental está longe do que desejaríamos. E morremos muito por causas que poderiam ser prevenidas.
  6. «Como vivem os portugueses», escrito por Alda Botelho Azevedo, fala das condições de vida dos portugueses, privilegiando sempre que possível e pertinente a perspetiva territorial.
  7. «Como gastam os portugueses», escrito por Susana Peralta, é um retrato das decisões de consumo e poupança das famílias portuguesas. Analisa fontes de rendimento, as desigualdades e a evolução da parte do rendimento que é poupada. Depois, concentra-se na parte que é consumida.
  8. «Como comem os portugueses», escrito por Pedro Graça, fala de alimentação, nutrição e saúde, mas também de segurança alimentar e impacto das escolhas alimentares nas gerações seguintes e no ambiente.
  9. «Como envelhecem os portugueses», escrito por Maria João Guardado Moreira, responde a estas perguntas: quem são, onde e como vivem os idosos portugueses? Como está a sociedade a responder aos desafios do envelhecimento?
  10. «Como são os portugueses», escrito por Fernando Alexandre, fala da baixa produtividade, das desigualdades que persistem, da dívida elevada e da poupança reduzida em Portugal.
Dimensões
0 × 0 × 0 mm
Nº ISBN
I004
10,00 €
i
Desconto aplicado sobre o preço de editor. Portes de envio grátis para Portugal Continental e Ilhas.