Novo
Outros temas

Colecção 10 Anos da Fundação - Pensar o Tempo Comum

PUBLICADO EM setembro 2020
* 10% desconto incluído. Portes de envio grátis para Portugal Continental e Ilhas.
Sobre
Ver

Sinopse

Cinco encontros, cinco temas cruciais dos nossos tempos, 10 anos ao Encontro dos Portugueses. Ao longo de 2019, a Fundação Francisco Manuel dos Santos promoveu o debate sobre o papel da mulher na sociedade, a sustentabilidade do sistema de pensões, os desafios da ética, o futuro do planeta e a urgência da crise climática, e o impacto do avanço da ciência para a humanidade. Com base nestes temas, que trouxeram a Portugal especialistas de renome internacional, publicamos agora cinco ensaios que propõem uma reflexão sobre o país e o mundo no século XXI.

Autoria

Coordenação e autoria

  • Bárbara Reis
    Fui para o Expresso porque queria ser fotógrafa, mas acabei por aprender a escrever. Tinha 17 anos. O PÚBLICO nasceu dois anos depois e os fundadores “trouxeram-me”. Trabalhei no Internacional, cobri eleições, fui à Somália no início da guerra civil e escrevi muito sobre sida. Um dia perguntaram-me se queria ser correspondente em Nova Iorque. Fiquei cinco anos. Foi a era Clinton, mas também a das negociações na ONU entre Portugal e a Indonésia sobre Timor. Passei tantas horas nos corredores do Conselho de Segurança que acabei por aterrar em Díli com passaporte das Nações Unidas. Era o que fazia sentido: trabalhar com Sérgio Vieira de Mello e ver o país nascer. Fui por seis meses para dar formação a jornalistas, mas fiquei dois anos como porta-voz da missão. Regressei ao PÚBLICO em 2002. Editei a Cultura, ajudei a lançar o P2, fui executiva da direcção. Fui directora de 2009 a 2016.
  • José Vítor Malheiros
    Jornalista e comunicador de ciência.
  • Paula Barreiros
    É jornalista do "Público", onde é editora da secção de Cultura, tendo também integrado a equipa de editores do P2 e da revista 2. Anteriormente foi jornalista no “Expresso” e coordenou a Revista daquele semanário. Passou por duas licenciaturas, Direito e Comunicação Social, sem contudo as terminar.
  • Teresa Firmino
    Jornalista e editora de ciência do jornal Público.
  • Ana Gerschenfeld
    Ana Gerschenfeld escreve sobre ciência na Fundação Champalimaud. Foi jornalista de ciência do Público.
  • Francisca Gorjão Henriques
    Sou licenciada em Comunicação, mas o PÚBLICO foi a minha escola de jornalismo. Passei 14 anos na secção de política internacional a explorar, sobretudo a Ásia – um continente que é um mundo. O que tem em comum uma escola de crianças migrantes em Pequim com uma família de classe média de Tóquio? Uma escritora em Goa à procura da sua identidade com o maior bairro de lata de Bombaim? O descer da bandeira portuguesa em Macau com um périplo pela cozinha tailandesa? Nada e muito. Todas as reportagens foram lições de como cada lugar é múltiplo. Gosto de pensar que esses anos me ajudaram nos passos que vieram a seguir. Deixei o Público ao fim de 20 anos para me dedicar à Associação Pão a Pão, que promove a integração de refugiados do Médio Oriente. Mas não deixei o jornalismo. Continuo a trabalhar como freelancer, fazendo reportagens e trabalhos de fixer.
  • Raquel Martins
    Jornalista do Público.
  • Sérgio Aníbal
    Jornalista do Público.

Partilhar

Relacionados

1 /