Justiça e Direito

Com a devida vénia: diários dos Tribunais

PUBLICADO EM fevereiro 2018
* 10% desconto incluído. Portes de envio grátis para Portugal Continental e Ilhas.
Sobre
Ver

Sinopse

Muito se discute e comenta o que se passa nos tribunais portugueses. Na comunicação social e nas nossas casas, não há quem não tenha algo a dizer sobre o funcionamento da justiça. Mas saberemos realmente o que vai dentro de um tribunal? Acompanhando, durante seis meses, o dia-a-dia do tribunal de família e menores e do tribunal criminal, em Lisboa, entramos nas salas, conhecemos processos e advogados, vemos juízes e magistrados, ouvimos arguidos e testemunhas, sentamo-nos na primeira fila e assistimos a tudo sem restrição. Mais que uma viagem pelo interior de dois tribunais de primeira instância de Lisboa, este é o retrato que nos faz repensar a forma como olhamos e julgamos o palco maior da justiça em Portugal.

Autoria

Coordenação e autoria

  • Daniel Seabra Lopes
    Antropólogo de formação, é investigador no Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS/CSG) e professor auxiliar convidado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG‑ULisboa). Entre as suas áreas de pesquisa incluem‑se os estudos sociais de finança, as novas configurações do policiamento e da segurança, e a etnografia organizacional.
  • Ricardo Gomes Moreira
    Natural de Leiria. Desde que concluiu a licenciatura em Antropologia na Universidade de Coimbra tem-se dedicado à investigação científica, explorando terrenos de pesquisa no cruzamento dessa área disciplinar com os Estudos da Ciência. É doutorando no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Partilhar

Relacionados

1 /