A
A
Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre mobilidade social em Portugal.

Mobilidade social em Portugal

Qual o grau de mobilidade social existente na sociedade portuguesa? Aumentou ou diminuiu? E como se compara Portugal com os seus parceiros da União Europeia? Encontre a resposta a estas e outras questões neste estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
2 min
Documentos
Estudo Mobilidade Social em Portugal - Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Nos últimos anos, os aspetos de desigualdade económica e social têm merecido acrescida atenção. A mobilidade económica e social, ou a falta dela, numa sociedade, é sentida como um elemento da justiça social. Este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, da autoria de Teresa Bago d’Uva e Marli Fernandes, procura avaliar, de forma quantificada e o mais rigorosa possível, o grau de mobilidade económica e social em Portugal, ou seja, em que medida a posição social e económica dos pais não determina a posição social e económica dos filhos.

Usando informação sobre pais e filhos de inquéritos existentes e rotineiramente recolhidos, este estudo (re)constrói o movimento temporal da posição social de diferentes gerações, debruçando-se sobre questões como:

  • a relação entre o nível de escolaridade e a categoria profissional, entre pais e filhos;
  • a relação entre estas duas medidas de estatuto socioeconómico do pai e o rendimento familiar dos filhos;
  • a mobilidade intergeracional nos rendimentos familiares e nos salários;
  • o grau de igualdade de oportunidades que prevalece na sociedade;
  • a incerteza em torno das trajetórias de rendimentos;
  • a mobilidade intrageracional em Portugal e em comparação com a União Europeia entre 1995 e 2000, e 2003 e 2013.


Com a publicação deste estudo, a Fundação Francisco Manuel dos Santos procura contribuir com cuidadas análises empíricas para a expansão do conhecimento sobre a mobilidade social em Portugal, servindo também de complemento a estudos anteriorrmente promovidos pela Fundação, especialmente “Desigualdade económica em Portugal” e “Desigualdade do rendimento e pobreza em Portugal”, coordenados por Carlos Farinha Rodrigues.

A mobilidade social entre pais e filhos é menor em Portugal do que na União Europeia segundo todos os aspectos considerados: escolaridade de pais para escolaridade e rendimentos de filhos e profissão de pais para profissão e rendimentos de filhos.
video thumbnail
Apresentação do estudo
Acessos rápidos
Documentos
Estudo Mobilidade Social em Portugal - Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Portuguese, Portugal