A
A
Ciência e tecnologia em Portugal - Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Ciência e Tecnologia em Portugal

Que Ciência se faz em Portugal? Que áreas são mais dinâmicas? Que resultados se destacam? Que resultados surgiram do investimento realizado nesse período? Quais as forças e as fraquezas do nosso sistema científico? Encontre a resposta a estas e outras questões neste estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
2 min
Documentos
Ciência e Tecnologia em Portugal
Ciência e Tecnologia em Portugal - Métricas e impacto (1995-2011)

De 1995 (ano em que foi criado em Portugal o Ministério da Ciência e Tecnologia) a 2011, as atividades relacionadas com a ciência e a investigação conheceram em Portugal um extraordinário incremento, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo. Por exemplo, o investimento nessa área passou de 0,5% do produto interno bruto (PIB), um valor muito inferior ao da média da União Europeia (UE), a 17 países, que era de 1,8% em 1995, para 1,5%, um valor bem mais próximo da média da UE, que era em 2011 de 2,0%. Num fenómeno acelerado de convergência com a UE, que dificilmente encontra paralelo noutras áreas, este indicador-chave passou de cerca de um terço para três quartos da média europeia.

Este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos pretende explicitar essa transformação por meio de vários indicadores que medem a atividade científico-tecnológica e apurar o impacto que essa transformação teve na sociedade portuguesa, em particular na atividade económica, debruçando-se sobre várias questões:

  • o aumento do investimento no setor da Ciência
  • o papel dos vários agentes (Estado, Universidades, privados, União Europeia) nesse aumento de investimento
  • a produção de conhecimento tecnológico em Portugal
  • a formação de pessoas para o trabalho na área científica
  • O sistema científico nacional e a transferência de tecnologia
  • a comparação da realidade portuguesa com a de outros países europeus


Com este estudo, a Fundação procura não só oferecer ao público interessado um conhecimento mais aprofundado da realidade do setor da Ciência em Portugal, como, ao apontar os problemas que este necessariamente enfrenta, contribuir para o debate em torno do que há ainda a fazer para melhorar a qualidade da produção científica em Portugal.

Por um lado, criou-se uma política de apoio à ciência por parte do Estado, mas, por outro lado, o sistema de I&D português parece estar excessivamente dependente do Estado.
Acessos rápidos
Documentos
Ciência e Tecnologia em Portugal
Portuguese, Portugal