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Multimédia no ensino das ciências, um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Multimédia no Ensino das Ciências

Qual o papel do multimédia no ensino das ciências no nível básico e secundário em Portugal? Quais as práticas de ensino seguidas pelos professores? Como poderão ser melhoradas? Encontre a resposta a estas e outras questões neste estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, da autoria de João Paiva, Carla Morais e Luciano Moreira.
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Multimédia no Ensino das Ciências

Este estudo sintetiza os principais resultados de um trabalho de investigação acerca do lugar do multimédia no ensino das ciências em Portugal, dos últimos cinco anos. Na origem deste trabalho estiveram dois objetivos. O primeiro é de natureza científica: retratar a investigação nacional sobre o multimédia no ensino das ciências nos últimos cinco anos. Outro é de caráter informativo: dotar a comunidade que se interessa pelo tema com uma ferramenta de consulta simples que permita refletir sobre as práticas de ensino nas áreas científicas com recurso a novas tecnologias informáticas e melhorá-las. Para esse efeito, os seus autores debruçam-se sobre questões como:

  • o conceito de multimédia e a sua pertinência no ensino das ciências no quadro de uma web em transformação;
  • a variedade da utilização de multimédia educativo no ensino das ciências em Portugal;
  • a integração pedagógica da tecnologia a partir da análise das evidências empíricas;
  • possíveis medidas para melhorar o recurso a estas ferramentas no ensino em Portugal.
Chegados aqui compreendemos por que razão a integração do multimédia é objeto de discussão e por que razão as práticas de ensino baseadas nele, mesmo entre os entusiastas, são muitas vezes inconsistentes. Na verdade, jogam-se na opção de integrar, ou não integrar, multimédia na prática de ensino conceções de natureza pedagógica e epistemológica, mas também questões de natureza socioprofissional que decorrem, por exemplo, do sucesso escolar dos alunos, tal como é aferido pelos dispositivos normativos e legais.
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