A
A
Uma compilação da Fundação Francisco Manuel dos Santos das melhores teses universitárias nas áreas de economia e gestão.

As melhores teses de Economia 2016

O que nos esconde a penalização salarial dos contratos a prazo? Qual o papel da localização na propensão à exportação das PME? De que forma pertencer a um Cluster influencia o processo de internacionalização e as estratégias dos seus membros? Encontre a resposta a estas e outras questões neste conjunto das melhores teses de mestrado em Economia de 2016.
2 min
Documentos
As melhores teses de Economia 2016
As melhores teses de Economia 2016

Neste livro, a primeira edição de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Banco de Portugal, apresentam-se 16 teses de Mestrado de alunas e alunos que obtiveram o grau de Mestre em Economia em 2016, tratando temas tão diversos como:
 

  • competitividade e fiscalidade verde
  • o sobreendividamento das famílias portuguesas
  • economia comportamental e o cumprimento fiscal
  • o mercado monetário interbancário sem garantia.


Estas teses de mestrado foram apresentadas nas seguintes escolas: Faculdade de Economia do Porto, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Todos os trabalhos aqui reunidos foram apresentados pelos seus jovens autores na 8.ª Conferência «Desenvolvimento Económico Português no Espaço Europeu», organizada pelo Banco de Portugal.

Com esta publicação, a Fundação Francisco Manuel dos Santos tem como objetivo promover o estudo académico da economia portuguesa.

André Nunes venceu o prémio da melhor tese. As restantes teses que representam o top 5 são da autoria de Filipe Silvério, João Pereira dos Santos, José Alexandre Neves e Sofia Saldanha.
Consultora da área de Economia FFMS (2014-2017)
Acessos rápidos
Documentos
As melhores teses de Economia 2016
Portuguese, Portugal