A
A
D. José Tolentino Mendonca
D. José Tolentino Mendonça
Conteúdos
Bio
Arcebispo titular de Suava e poeta, é o responsável pelo Arquivo Secreto do Vaticano e o bibliotecário da Santa Sé, liderando a biblioteca mais antiga do mundo.
Considerado pelo jornal oficial do Vaticano uma das vozes mais autorizadas da cultura do seu país, o arcebispo madeirense foi vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, onde se doutorou em Teologia Bíblica. Nesta instituição, foi, também, capelão, professor, diretor da Faculdade de Teologia e fundador e responsável do Centro de Investigação de Teologia e Estudos de Religião.
Deu aulas em faculdades no Brasil, foi investigador na Universidade de Nova Iorque e consultor do Conselho Pontifício da Cultura.
Tornou-se padre aos 24 anos, idade em que editou o seu primeiro livro de poesia, “Os Dias Contados”. Recebeu diversos prémios nacionais e internacionais pela sua obra poética, literária e ensaística, entre os quais o Prémio Literário Res Magnae (2015), com o livro “A Mística do Instante”, o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes (2016) e o Prémio Capri-San Michele (2017). Foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique (2001) e com a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2015).

Última atualização: dezembro de 2018
Portuguese, Portugal