A
A
António M. Feijó
António M. Feijó
Conteúdos
Bio
O vice-reitor da Universidade de Lisboa foi um dos promotores de um curso único em Portugal: a licenciatura em Estudos Gerais que, desde 2011, reúne temas de Artes, Letras e Ciências, permitindo aos alunos escolher as disciplinas que mais lhe interessam.
Formado em Estudos Anglo-Americanos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especializou-se em Literatura Inglesa e Americana, com um doutoramento na Universidade de Brown. Dá aulas no departamento de Estudos Anglísticos e no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras.
Nesta instituição, foi, ainda, diretor e presidente do Conselho Científico entre 2008 e 2013. A sua atividade profissional, de ensino e investigação, tem incidido sobre a Teoria da Literatura, o Modernismo europeu e norte-americano, a tradução de autores ingleses e norte-americanos e a dramaturgia de textos ingleses e portugueses.
Colabora com o Laboratório de Estudos Literários Avançados, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Nova de Lisboa.
É administrador não-executivo da Fundação Calouste Gulbenkian e presidente do Conselho Geral Independente da RTP.
Entre outros ensaios, publicou, em 2017, em coautoria com Miguel Tamen, “A Universidade como deve ser”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Portuguese, Portugal