A
A
Afonso Cruz
Afonso Cruz
Conteúdos
Bio
Escritor, ilustrador, músico e cineasta, nasceu na Figueira da Foz e frequentou a Escola António Arroio e a Escola Superior de Belas-Artes em Lisboa, mudando-se, depois, para a ilha da Madeira, onde estudou no Instituto de Artes Plásticas.
Autor premiado em vários géneros, com cerca de 30 livros publicados, tem trabalho, também, como ilustrador em dezenas de obras de ficção para crianças, manuais escolares, imprensa e publicidade.
Em 2006 co-fundou a banda The Soaked Lamb, vencedora do Prémio Banda Revelação Portuguesa no Festival Cáceres Pop Arte 2011, e onde atua como compositor, multi-instrumentista, cantor e letrista.
Realizou mais de 200 filmes, entre animação e campanhas publicitárias, e trabalhou como animador em diversos filmes e séries infantis. A curta-metragem “Dois Diários e um Azulejo”, que co-realizou em 2008, integrou vários festivais internacionais e venceu duas menções honrosas e um prémio do público. Das múltiplas distinções que tem recebido ao longo da carreira, inclui-se o Prémio Fernando Namora (2015), o Prémio da União Europeia para a Literatura (2012), o Prémio Autores 2011 SPA/RTP e o Prémio Nacional de Ilustração (2014).
É um viajante, conhecendo perto de 60 países, e há 11 anos trocou Lisboa por um monte alentejano numa reserva agrícola nacional, onde reside e fabrica a própria cerveja.

última atualização: maio de 2019