A
A
Estás no secundário e vais a exame? Este texto é para ti

Estás no secundário e vais a exame? Este texto é para ti

A Pordata mostra-te as médias dos anos anteriores nos vários exames do ensino secundário. Fica a saber em que temas os alunos têm tido melhores e piores notas.
6 min
Autor
Estás a estudar para os exames nacionais do ensino secundário? A Pordata pode ajudar-te. Com este artigo, fica a saber as médias dos alunos nos anos anteriores e, não menos importante, as médias que esses alunos tiveram nas diferentes partes de cada exame.

 

Português (12º ano)
1ª fase no dia 19 de Junho às 9:30
2ª fase no dia 20 de Julho às 9:30

O mais provável é que tenhas positiva, ainda que baixa: a média nos últimos anos ficou quase sempre entre 50 e 60 valores, de 0 a 100. Mas atenção: é quase sempre na parte do exame de «leitura e escrita» que os resultados dos alunos são piores. Já «leitura e funcionamento da língua» e «escrita» são as secções em que normalmente os estudantes se dão melhor. Bom, não há nada como perceberes o mais possível de tudo. Mas podes sempre espreitar aqui para saber os resultados nos exames passados.

Física e Química A (11º ano)
1ª fase no dia 21 de Junho às 9:30
2ª fase no dia 19 de Julho às 9:30

Atenção, muita atenção: entre 2008 e 2016, só houve dois anos em que a nota média dos alunos neste exame foi positiva. E sabes em que conteúdos é que os estudantes mais se espalharam? Em dois, sobretudo: «Energia em movimentos» e «Química e indústria: equilíbrios e desequilíbrios». Em sentido inverso, as notas foram melhores nos temas das «comunicações» e «radiação, matéria e estrutura na atmosfera da Terra». Pensa nisso. E consulta aqui os dados.

Geografia A (11º ano)
1ª fase no dia 21 de Junho às 9:30
2ª fase no dia 24 de Julho às 14:00

Em 2013, os alunos que foram a exame de Geografia A ficaram, em média, na linha de água: de 0 a 100, o resultado médio foi 49. Mas não te preocupes demasiado: nos outros anos, a média rondou sempre 55. Alguns dados que talvez queiras ter em mente: as secções do exame sobre a população («a população utilizadora de recursos e organizadora de espaços» e «a população, como se movimenta e como comunica») têm sido as que garantem melhores notas. Já «os recursos de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades» e «os espaços organizados pela população» empurram a média para baixo. Queres um dado curioso? Parece que as perguntas sobre «a integração de Portugal na União Europeia» têm sido simpáticas para os alunos, mas o mesmo não aconteceu, em 2016, às perguntas sobre «a posição de Portugal na Europa e no Mundo»: a nota média para as respostas a essa secção foi... 17,6 (de 0 a 100, como sabes). Os dados de que falamos estão aqui.

Desenho A (12º ano)
1ª fase no dia 22 de Junho às 9:30
2ª fase no dia 24 de Julho às 14:00

À partida, podes respirar tranquilamente: a Desenho A, o mais provável é que tenhas nota positiva: a média tem ficado acima de 60 (0-100). Mas atenção, não deixes - claro! - de te preparar por isso. E tem particular atenção à tua «capacidade de síntese» e de «análise e representação de objectos». Essas são as partes do exame que têm tido respostas menos satisfatórias para os examinadores. Vê aqui os dados e bons estudos! 

História A (12º ano)
1ª fase no dia 22 de Junho às 9:30
2ª fase no dia 24 de Julho às 9:30

História A costumava ser um dos exames que davam melhores notas. Costumava... No ano passado, a média foi negativa e nos anos anteriores ficou muito perto disso. Por isso, prepara-te bem e garante que compreendes pelo menos o essencial das várias fases históricas incluídas na matéria. Não há, lamentamos, uma única secção em que os alunos dos anos anteriores tenham tido sistematicamente notas acima da média. Ou abaixo da média. Parece que, a História A, as perguntas sobre qualquer parte da matéria podem ser mais fáceis ou mais difíceis para os alunos. É imprevisível, logo, tens mesmo de saber o mais possível de tudo. Os dados estão aqui. Boa sorte!

Matemática A (12º ano)
1ª fase no dia 23 de Junho às 9:30
2ª fase no dia 21 de Julho às 9:30

Este também é um dos exames mais difíceis, pelo menos a julgar pelas notas médias. Em 2016, a pontuação média de quem fez este exame foi 55,8 (de 0 a 100). Ficou abaixo dos 60,2 de média no ano anterior mas acima das médias - em alguns dos anos negativas - que tiveram os alunos de 2011, 2012, 2013 e 2014. Nada disto é certo, porque a dificuldade dos exames pode mudar muito de ano para ano, mas as «probabilidades e combinatória» podem vir a ser um dos garantes de uma tua boa nota. É que em 7 dos últimos 9 anos, a pontuação média dos alunos nesta secção do exame ficou acima do resultado que tiveram nas outras secções. Por outras palavras, puxou a média para cima. Vê aqui as notas dos anos passados e prepara a tua estratégia de estudo.

Matemática Aplicada às Ciências Sociais (11º ano)
1ª fase no dia 23 de Junho às 9:30
2ª fase no dia 21 de Julho às 9:30

À partida, não tens motivos para uma preocupação extrema: ao contrário dos anos anteriores, em 2015 e 2016 as médias neste exame rondaram 60, de 0 a 100. Mas não decidas, por isso, afrouxar o estudo: é que em alguns dos anos anteriores as médias foram negativas. Há uma parte da matéria em que tens mesmo de te concentrar mais: estatística. Se olhares para os dados na Pordata verás que foi sempre a parte estatística dos exames aquela em que (em média) os alunos tiveram pior nota.

Biologia e Geologia (11º ano)
1ª fase no dia 26 de Junho às 9:30
2ª fase no dia 24 de Julho às 14:00

Vais fazer este exame? Estuda muito, mesmo muito. Nos últimos 9 anos, só houve 4 em que os alunos tiveram média positiva. OK, vamos ao passo seguinte: o que estudar mais e menos? Isso terás tu de decidir, claro, mas podemos dar estas dicas: os alunos têm tido melhor nota nas perguntas sobre o planeta Terra. Por outro lado, a secção «transformação e utilização de energia pelos seres vivos/regulação nos seres vivos» é a que tem dados piores resultados. Quanto às (muitas) outras áreas do exame, bom, os resultados têm variado muito. O melhor é mesmo não descurares nenhuma matéria. Espreita aqui os dados e avança para o estudo.

Economia A (11º ano)
1ª fase no dia 26 de Junho às 9:30
2ª fase no dia 19 de Julho às 9:30

Economia tem sido «simpática» para quem vai a exame: desde 2008, não houve um único ano em que a média tenha sido negativa. Na verdade, tem ficado mais próxima de 60 do que 50 (de 0 a 100). Aparentemente, as perguntas de «Introdução (a actividade económica e a ciência económica)» são as preferidas dos alunos: houve anos em que a média de resultados a estas perguntas ficou pertíssimo de 100! (Em 2016, a média foi só 57,3, por isso tem cuidado.) Quanto às outras secções da matéria, não há nenhuma com que devas preocupar-te demasiado nem em que devas relaxar também demasiado. O melhor mesmo é estudares bem toda a matéria. Os dados estão aqui para consultares.

Geometria Descritiva A (11º ano)
1ª fase no dia 27 de Junho às 9:30
2ª fase no dia 24 de Julho às 9:30

Entre 2008 e 2011, os estudantes que fizeram o exame de Geometria Descritiva A tiveram, em média, notas inferiores às dos alunos que o fizeram a partir de 2012. A média nos últimos anos tem ficado perto de 60, o que é boa notícia para ti (se fores fazer o exame). Fica a conhecer as notas dos anos anteriores. E boa sorte.

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.

Autor