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5 Leituras #2: Portugal está na moda, mas «o turismo exige bom senso»

5 Leituras #2: Portugal está na moda, mas «o turismo exige bom senso»

Sugestões de leitura de Vera Gouveia Barros, a autora de «Turismo em Portugal». Segundo artigo da nova rubrica «5 Leituras» da FFMS.
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Segundo artigo da rubrica «5 Leituras», em que um autor da Fundação sugere a leitura de cinco artigos publicados na internet, em língua portuguesa ou inglesa. Desta vez publicamos as sugestões de Vera Gouveia Barros, a autora do ensaio ‘Turismo em Portugal'.

 

Why “Transformative Travel” Will Be the Travel Trend of 2017
Artigo de Michaela Trimble para a Vogue 
(Em língua inglesa)

A Vogue não seria, eventualmente, a publicação mais óbvia para encontrar artigos sobre turismo. Mas o turismo também se faz de tendências e a actualidade parece retomar o discurso de Bruce Chatwin que opõe o virtuosismo do viajante ao pecado do turista. Questões terminológicas e semânticas à parte, a mais importante revista de moda aposta que o futuro do sector em 2017 passa pela “viagem transformativa”. Porque, como dizia Henry Miller, “o destino nunca é um lugar, mas uma nova forma de ver as coisas”.

O Turismo Exige Bom Senso
Artigo de Vítor Neto para a Publituris 
(Em língua portuguesa)

O destino Portugal está na moda. O turismo é estratégico para a economia nacional, tendo sido um dos sectores que mais cresceram e melhor recuperaram da crise. Mas, para que se afirme como um dos impulsionadores do progresso social, económico e ambiental, a nível regional e nacional, importa pensar sobre ele. Com bom senso, como diz este artigo.

Europe's unique heritage makes it a key tourism destination
Artigo de Isabella De Monte para a Parliament Magazine
(Em língua inglesa)

Também a nível europeu tem havido alguma reflexão sobre o turismo. Neste artigo, Isabella De Monte, deputada europeia, membro da Comissão dos Transportes e Turismo, parte da constatação de que os turistas (ou viajantes) procuram crescentemente que as suas viagens constituam uma experiência para propor que a Europa se ofereça como um destino único, fazendo da sua diversidade a sua vantagem competitiva. É a versão moderna do Grand Tour, segmentada, preocupada em promover a coesão territorial e a sustentabilidade.

Doesn’t tourism’s Faustian pact need a review? Ask Italy
Artigo de Tobias Jones para o Guardian
(Em língua inglesa)

Por falar em Grand Tour, a quarta sugestão de leitura traz o caso de Itália para ilustrar um dos mais prementes dilemas que o sector enfrenta: os turistas não quererem estar rodeados de outros turistas. Byron deixou-o bastante explícito; escrevendo em Roma, precisamente. E Stendhal foi igualmente eloquente. Daqui decorre que o sucesso de um destino turístico pode ser, simultaneamente, a razão do seu declínio. Tendo a ONU proclamado 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, esta vai ser uma discussão na agenda.

O Alojamento Local em Portugal – qual o fenómeno?
Estudo da Nova School of Business and Economics e da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa para a Associação Hoteleira de Portugal
(Em língua portuguesa)

Em Portugal, a discussão está a ser feita, muito centrada na realidade de Lisboa e associada à questão do alojamento local. Como tantas vezes sucede no nosso país, o debate faz-se de forma pouco informada, pouco sustentado por factos estatísticos (realidade para que a escassez de dados e a dificuldade na sua obtenção contribuem). Ao contrário do que parece, turismo não rima com “achismo”. Por isso, é importante que se recolha informação que permita reduzir o ruído. A última sugestão vai nesse sentido.

Vera Gouveia Barros é autora de «Turismo em Portugal», um ensaio publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.

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