Podcasts

Outros temas
O que devemos comer
No Mês da Ciência e da Educação, e em vésperas do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de Outubro, falamos neste Da Capa à Contracapa sobre o que devemos comer. Com a nutricionista Conceição Calhau, investigadora e professora de Nutrição e Metabolismo na NOVA Medical School, e o chef Kiko Martins.
12 outubro 2019, Renascença
Outros temas
As plantas e os portugueses, um património para desvendar
O que é a etnobotânica? E que património vivo há ainda por explorar? O novo ensaio da Fundação Francisco Manuel dos Santos, "As plantas e os portugueses", abarca estas e outras questões, explorando o património, tradição e cultura. Para debater as plantas como património, tradição e cultura, os convidados são o biólogo e autor do livro em questão, Luís Mendonça de Carvalho, e Jorge Paiva, um reconhecido especialista em recursos naturais e meio ambiente.
05 outubro 2019, Renascença
Questões Sociais
As praxes devem acabar ou são importantes?
Debate sobre praxes e tradições académicas, com base num livro do sociólogo Elísio Estanque. "Ao contrário de algumas ideias feitas acerca do individualismo", a praxe acaba por mostrar "que os jovens dão importância ao grupo e que a vida não tem muito sentido sem o coletivo", afirmou no programa Elísio Estanque. O outro convidado foi Bernardo Rodrigues, presidente da Associação Académica de Lisboa.
28 setembro 2019, Renascença
Outros temas
De que sentem medo os portugueses?
Quanta da nossa insegurança corresponde a riscos reais? Será que os nossos receios reflectem o crime existente em Portugal? Estas são algumas das perguntas levantadas pelo mais recente ensaio da Fundação: “Criminalidade e Segurança”, de Manuela Ivone Cunha. Em estúdio, os convidados Rui Pereira (antigo ministro da Administração Interna) e Carlos Anjos (presidente da Comissão de Protecção de Vítimas de Crime e antigo investigador da Polícia Judiciária).
21 setembro 2019, Renascença
Outros temas
Ambiente. O que parece positivo nem sempre faz bem
A generalização de discursos e práticas aparentemente amigas do ambiente pode esconder falsos benefícios para o planeta. O aviso parte da economista Filipa Saldanha no programa “Da Capa à Contracapa”. A subdiretora do programa Gulbenkian Sustentabilidade e o antigo ministro do ambiente Jorge Moreira da Silva foram os convidados deste programa.
14 setembro 2019, Renascença
Política e Sociedade
O Brasil, hoje
Viagem ao Brasil de hoje. Como analisar este período histórico e social, económico e político que vive o país? Que laços nos ligam ao país irmão? A Amazónia também é nossa? Que futuro podemos antever para o pulmão do planeta? No que se se está a tornar afinal o Brasil? Nesta edição ouvimos Fernando Schuler, politólogo, filósofo e colunista, a partir de São Paulo, no Brasil, e a escritora e jornalista brasileira Maria Alice Campos, que vive em Portugal.
09 setembro 2019, Renascença
Outros temas
A relação dos portugueses com o mar
O aquecimento dos oceanos, a poluição, as pescas. São muitas as ameaças ao nosso mar. Ouvimos Emanuel Gonçalves, da Fundação Oceano Azul, e Rita Sá, da Associação Natureza Portugal. Ambos biólogos marinhos, trazem as suas perspectivas, preocupações e sugestões a esta edição do Da Capa à Contracapa.
27 julho 2019, Renascença
Outros temas
Madeira. Retrato da pérola do Atlântico em números
Viagem ao Arquipélago da Madeira com a ajuda de um mapa precioso: os dados da Pordata, mais precisamente do Retrato da Madeira, actualizado com dados da Pordata, sobre os municípios e os seus habitantes. São convidados dois madeirenses: o professor Nuno Nunes e o Presidente da Associação de Comércio e Indústria do Funchal, Jorge Veiga França.
20 julho 2019, Renascença
A carregar Podcasts...

Partilhar