Podcasts

Política e Sociedade
Estará o mundo a caminhar para uma nova Guerra Fria? O que será da Europa depois da pandemia? Neste programa especial, emitido na Praça da Fundação, o ex-presidente da Assembleia da República e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Jaime Gama fala sobre o futuro da Europa e do mundo depois da pandemia com o jornalista José Pedro Frazão.
05 junho 2020, Renascença
Questões Sociais
Que alegrias e angústias tornam iguais as condições de tantas mulheres no mundo? O que torna a maternidade universal? Neste programa Da Capa à Contracapa debate-se a experiência da maternidade com Susana Moreira Marques, autora do novo livro "Quanto tempo tem um dia" e a jornalista e escritora Filipa Martins. Um programa moderado por José Pedro Frazão, feito em parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a Renascença.
30 maio 2020, Renascença
Saúde
As médicas Isabel Galriça Neto, autora do ensaio "Cuidados Paliativos: Conheça-os Melhor", e Edna Gonçalves, que preside à Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos, estiveram no Da Capa à Contracapa para debater com José Pedro Frazão a importância destes cuidados de saúde e as respostas que estão a ser dadas em tempo de pandemia.
16 maio 2020, Renascença
Outros temas
A pandemia acelerou as divergências entre os EUA e a China e Portugal vai ter de escolher quem é o parceiro que melhor serve os seus interesses permanentes. A opinião é partilhada pelos professores universitários e especialistas em relações internacionais Carlos Gaspar e Miguel Monjardino no programa "Da Capa à Contracapa" da Renascença, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
09 maio 2020, Renascença
Economia e Políticas Económicas
Os economistas Vítor Bento e Ricardo Reis analisam a economia e lançam pistas para o futuro em Portugal e na Europa. Ricardo Reis acredita que os tempos de austeridade vieram para ficar durante mais cinco ou dez anos, mas que esta é também uma oportunidade para aplicar medidas estruturais na economia nacional, que permitam a entrada de novas empresas e ideias. Já Vítor Bento Vítor Bento, defende o aumento das transferências fiscais na Europa. Ouça o Da Capa à Contracapa.
02 maio 2020, Renascença
Questões Sociais - Política e Sociedade
A pandemia está a aprofundar as desigualdades no país. “Esta crise tornou mais patente alguma desigualdade étnica. Vemos amiúde pessoas de outras etnias a trabalhar nas ruas, que não tiverem os benefícios do confinamento”, diz o historiador António Araújo, lembrando também a clivagem do ensino oferecido agora por escolas públicas e privadas. Para o ex-director do "Expresso" Henrique Monteiro a pandemia “pôs a nu uma série de tendências, nomeadamente da desigualdade, mas também da xenofobia”.
25 abril 2020, Renascença
Ciência e Tecnologia
Uma das cientistas de topo em Portugal, Maria Manuel Mota, que dirige o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, alerta que é ainda preciso estudar o coronavírus e compreender a resposta do hospedeiro para que o problema se transforme em solução. No Da Da Capa à Contracapa o epidemiologista Manuel Carmo Gomes adianta o que podemos esperar nas próximas semanas e meses, alertando para um aumento dos casos com o alívio do confinamento, a partir de meados de Maio.
18 abril 2020, Renascença
Saúde - Questões Sociais
A historiadora e investigadora da Universidade Nova de Lisboa, Helena da Silva, especialista em História da Saúde, desvenda o que podemos aprender com as pandemias do passado e como elas podem ser úteis para enfrentar o surto da Covid-19. O "Da Capa à Contracapa" é um programa da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, moderado por José Pedro Frazão.
04 abril 2020, Renascença
A carregar Podcasts...

Partilhar