Notícias

2018

Pedro Strecht: «Algumas queixas de hiperatividade são sinais de boa vitalidade dos miúdos». Notícia da Notícias Magazine.

Hiperatividade e Défice de Atenção (ed. Fundação Francisco Manuel dos Santos) é o mais recente e reflete sobre a forma como estamos a viver a família, o trabalho, a escola e questiona se não estará aí a origem desta verdadeira epidemia que é o diagnóstico de hiperatividade e défice de atenção. Porque para resolver um problema é preciso percebê-lo.

Martin Rees: “Sou um optimista tecnológico mas um pessimista político”. Notícia do Público.

É um dos cientistas britânicos mais prestigiados no mundo. Aos 75 anos, o astrofísico Martin Rees, cuja área de investigação incluiu a formação de buracos negros e de galáxias ou o Big Bang, dedica-se agora a alertar para os perigos dos avanços científicos sem controlo e as ameaças ao planeta, como as alterações climáticas. Veio a Portugal para a conferência A Ciência no Século XXI: Oportunidades e Ameaças, organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos no Porto.

2017

Um retrato dos cientistas portugueses no estrangeiro. Notícia do Boas Notícias

No passado dia 20 de novembro, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) promoveu no âmbito do Mês da Educação e da Ciência 2017, uma conferência subordinada ao tema “Ciência portuguesa pelo mundo”, que teve como principal missão dar resposta às questões “Quantos são e onde estão os cientistas Portugueses espalhados pelo mundo? Quem são e em que áreas de investigação trabalham?”.

Limitação de mandatos de autarcas trava gastos “eleitoralistas”. Notícia do Expresso.

Quando um presidente de câmara não se pode recandidatar tende a gerir as finanças locais de forma “menos eleitoralista”, conclui estudo sobre o impacto da limitação de mandatos. “O futuro dirá se estes efeitos positivos que nós identificámos se mantêm ou não. A minha intuição é que sejam um pouco menores em eleições futuras”, afirma um dos coordenadores do estudo apoiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos

Com Tempo e Alma podcast: Precisamos de mais imigrantes

Na segunda edição do podcast Com Tempo e Alma, a jornalista Joana Gorjão Henriques conversa com o sociólogo João Peixoto, coordenador do estudo Migrações e Sustentabilidade Demográfica , editado pela FFMS, e com o geógrafo Jorge Malheiros, que explicaram porque é que Portugal precisa de mais imigrantes, que qualificações vão estar em falta e onde vão ser necessárias mais pessoas.

20 factos sobre transportes públicos em Portugal. Notícia do JN.

A Pordata lança, esta quinta-feira, uma nova base de dados dedicada aos Transportes, com informação que recua aos anos 60 e 70, para assinalar o sétimo ano de existência. O projeto da Fundação Francisco Manuel Dos Santos já ultrapassou as 41 milhões de visualizações e foi acedido a partir de todos os países do mundo. Fique a saber 20 factos curiosos sobre os Transportes em Portugal.

"O ensino não se pode limitar à transmissão de conhecimento". Notícia do Expresso.

Andreas Schleicher, responsável pela maior avaliação internacional na área da Educação, veio a Portugal discutir com seis ex-ministros da Educação a melhoria dos resultados dos alunos portugueses nos testes do Programme for International Student Assessment (PISA), que avaliam a literacia matemática, científica e de leitura demonstrada aos 15 anos. O convite partiu da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

2016

Quer aprender a prever o futuro? Philip Tetlock explica-nos como. Notícia do Jornal Público

A futurologia é uma ciência? É, mas chama-se previsão. E é a área a que se dedica Philip Tetlock, cientista norte-americano que há 30 anos estuda a forma como se consegue prever de forma segura o futuro. O autor começou por analisar as previsões dos especialistas da política e da economia, para concluir que a margem de erro das suas previsões é, em média, tão grande como a do cidadão comum.

Partilhar