A atitude científica - O que é ciência e o que não é?
A atitude científica - O que é ciência e o que não é?
Mês da Ciência e da Educação 2019

A atitude científica - O que é ciência e o que não é?

7 novembro 2019
Mês da Ciência e da Educação 2019

A atitude científica - O que é ciência e o que não é?

7 novembro 2019
*Entrada livre mediante pré-inscrição
A atitude científica - O que é ciência e o que não é?

2019

7 novembro
15h00 - 18h30
Auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro
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A atitude científica - O que é ciência e o que não é?

Apresentação de um novo estudo sobre a evolução da ciência em Portugal, seguido de debate com a presença de Nuno Maulide, considerado Cientista do Ano na Áustria em 2019. Em seguida, debate sobre o que é ciência e o que não é, com o convidado internacional Lee McIntyre, entre outros.

No princípio do século XVII, Francis Bacon apontou o caminho: analisar a experiência e desmontá-la, e, através de um processo cuidadoso de exclusão e rejeição, chegar a uma conclusão inevitável. (…) É mais fácil mostrar que uma teoria está errada do que provar que está certa. Não é necessário mais do que um facto ou uma experiência contraditória para concluir que a teoria falha; um facto ou uma experiência confirmativa não provam que a teoria é verdadeira.

Jorge Calado, no livro 'Limites da Ciência', Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014 (disponível em ffms.pt/estudos)

Programa

  • 15h00
    Apresentação do estudo “A evolução da ciência em Portugal (1987-2016)”
    Com o co-autor Nuno Ferrand
  • 17h00
    O que é ciência e o que não é?
    Alegar que as alterações climáticas não são cientificamente sólidas, que a evolução é “só uma teoria” ou que os cientistas conspiram para esconder “a verdade” acerca das vacinas são temas recorrentes do repertório pseudocientífico. Para os contrariar, por vezes argumenta-se com os sucessos da ciência, mas sem que se explique suficientemente as razões por que a ciência é tão especial. O que a distingue das outras formas de conhecimento? Como podemos separar aquilo que é ciência do que não o é?
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