2019
7
novembro
Ver mapa
15h00 - 18h30
Auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro
A atitude científica - O que é ciência e o que não é?
Apresentação de um novo estudo sobre a evolução da ciência em Portugal, seguido de debate com a presença de Nuno Maulide, considerado Cientista do Ano na Áustria em 2019. Em seguida, debate sobre o que é ciência e o que não é, com o convidado internacional Lee McIntyre, entre outros.
No princípio do século XVII, Francis Bacon apontou o caminho: analisar a experiência e desmontá-la, e, através de um processo cuidadoso de exclusão e rejeição, chegar a uma conclusão inevitável. (…) É mais fácil mostrar que uma teoria está errada do que provar que está certa. Não é necessário mais do que um facto ou uma experiência contraditória para concluir que a teoria falha; um facto ou uma experiência confirmativa não provam que a teoria é verdadeira.
Jorge Calado, no livro 'Limites da Ciência', Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014 (disponível em ffms.pt/estudos)
Programa
-
15h00
Apresentação do estudo “A evolução da ciência em Portugal (1987-2016)”
Com o co-autor Nuno Ferrand
- Oradores: Nuno Ferrand
- Moderadores: Carlos Fiolhais
- Comentadores: Nuno Maulide
-
16h50
O que é ciência e o que não é?
Alegar que as alterações climáticas não são cientificamente sólidas, que a evolução é “só uma teoria” ou que os cientistas conspiram para esconder “a verdade” acerca das vacinas são temas recorrentes do repertório pseudocientífico. Para os contrariar, por vezes argumenta-se com os sucessos da ciência, mas sem que se explique suficientemente as razões por que a ciência é tão especial. O que a distingue das outras formas de conhecimento? Como podemos separar aquilo que é ciência do que não o é?- Oradores: Desidério Murcho Lee McIntyre Olga Pombo
Ver
Documentos
-
Brochura do Mês da Ciência e da Educação 2019
.pdf (3411 KB)