«A escassez de recursos humanos aparece-nos aqui como um problema recorrente e que permite conceber o trabalho judicial como um esforço para fazer mais com menos.»
Opinião de Daniel Seabra Lopes, co-autor do estudo «O Estado por Dentro» e do livro «Com a Devida Vénia: Diários dos Tribunais», com base na leitura do livro «45 Anos de Combate à Corrupção», de Luís Rosa.
«Impõe-se um ambicioso plano de recuperação dos alunos. A longo prazo, a eficácia e a amplitude desse plano determinarão a extensão do dano na vida de milhares de crianças e jovens.»
Artigo de opinião de Alexandre Homem Cristo, especialista em políticas de educação e coordenador do livro «Escolas para o Século XXI», publicado pela Fundação.
«Os envelhecidos professores têm procurado parecer os mais jovens nativos digitais que lhes é possível. [...] E a evidente falta de competências digitais (ou de mera literacia analógica) de alunos.»
Excerto do livro «Quando as Escolas Fecharam», de Paulo Guinote.
«Importa perceber, desde já, a dimensão que este fenómeno atingiu em poucos anos. [...] Opto por relembrar que a revista Time, em 2006, elegeu como figura do ano um incrivelmente abrangente "You".»
Excerto do livro «A Blogosfera Portuguesa: da Coluna Infame ao ocaso de uma era», de Sérgio Barreto Costa.
Neste perguntas e respostas, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes fala do Natal, do aumento de casos em Janeiro, do confinamento recente e do que antevê na evolução da pandemia.
«O receio de que a descentralização de competências e da receita gere grandes assimetrias entre municípios é a principal fonte de resistência política», escreve António Tavares, que lança uma proposta
Artigo exclusivo de António Tavares, professor e investigador na Universidade do Minho, em Braga, e na Universidade das Nações Unidas, em Guimarães.
Num artigo exclusivo para o blog da Fundação, o patologista Manuel Sobrinho Simões fala de uma redução da «prevenção secundária» do cancro e alerta para o medo interiorizado por muitas pessoas.
O regresso das aulas a distância fez cinco investigadores analisarem que condições têm as famílias portuguesas para essa forma de ensino. As conclusões a que chegaram são partilhadas neste artigo.
Artigo da autoria de Mariana Esteves, Pedro Freitas, Susana Peralta (todos da Nova School of Business and Economics), Miguel Herdade (Ambition Institute, Reino Unido) e Bruno P. Carvalho (Nova School of Business and Economics e ECARES).
Portugal é um país excessivamente centralizado, escreve o cientista Filipe Teles num novo livro sobre o poder local português e os modelos possíveis para a descentralização do país.
A Fundação partilha um excerto do novo livro de Filipe Teles, «Descentralização e Poder Local em Portugal», já disponível na loja online.
Independentemente das suas diferentes naturezas, as ditaduras contemporâneas apresentam alguns traços de continuidade e de mudança em relação ao passado. Conheça-os neste excerto de um novo livro.
A Fundação partilha um excerto do novo livro «O Regresso das Ditaduras?» do cientista político António Costa Pinto, disponível na loja online da Fundação (link no fundo da página).
Artigo de opinião de Catarina Santos Botelho, Professora e Coordenadora de Direito Constitucional na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
António Araújo, director de Publicações da Fundação, revela como uma lição do passado pode ajudar-nos a enfrentar os dias de incerteza que vivemos. E deseja Boas Festas em nome da FFMS.
Actualmente na Galleria degli Uffizi, em Florença, o Tríptico Portinari, pintado em 1475-76, é uma das mais belas representações da Natividade que o século XV produziu.
De Chimamanda Ngozi Adichie e Ta-Nehisi Coates aos portugueses Manuel Sérgio e Djaimilia Pereira de Almeida, entre outros, conheça as recomendações de autores da Fundação.
Alfredo Teixeira, Carlos Gaspar, Catarina Fróis, Lucília Nunes, Margarida Gaspar de Matos e Sofia Aboim recomendam a leitura de livros publicados em Portugal.