Ciência
Ciência

5 Leituras #38: Sobre a ciência em Portugal

Sugestões de Carlos Fiolhais, autor do livro «A ciência em Portugal», publicado pela FFMS.

3 min. leitura
Ler mais tarde Remover artigo
Novo artigo da rubrica «5 Leituras», em que autores da Fundação sugerem a leitura de cinco artigos ou a visualização de vídeos publicados na internet, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

Ciência e Tecnologia em Portugal. Métricas e Impactos (1995-2011)
Armando Vieira
(Em língua portuguesa)

A ciência progrediu extraordinariamente  em Portugal desde que em 1995 foi criado o Ministério da Ciência e Tecnologia. O estudo que escrevi com Armando Vieira, com o patrocínio da Fundação Francisco Manuel dos Santos, fornece um conjunto de dados sobre essa evolução até ao ano de 2011.

Quarenta anos de ciência em Portugal
Carlos Fiolhais in Maria de Lurdes Rodrigues, ed., ‘40 anos de políticas de educação em Portugal’, Coimbra: Almedina (2014-2015)
(Em língua portuguesa)

Numa compilação sobre 40 anos de educação em Portugal, não podia faltar um capítulo sobre 40 anos de ciência, já que ciência e educação estão intimamente ligadas. Escrevi este capítulo para o volume compilado por Maria de Lurdes Rodrigues.

José Mariano Gago (1948 – 2015): Um depoimento pessoal
Carlos Fiolhais in Teresa Peña e Gonçalo Gil Chaves, eds., ‘Histórias da física em Portugal no século XX: comemorações do Ano Internacional da Luz: à luz da história’, Lisboa: Gradiva (2015)

(Em língua portuguesa)

Uma figura carismática no processo transformador da ciência em Portugal foi o físico José Mariano Gago, infelizmente já não entre nós. Escrevi um depoimento pessoal sobre ele num livro que reúne contribuições referentes ao Ano Internacional da Luz – 2015 (curiosamente Mariano Gago nasceu a 16 de Maio, que é o Dia Internacional da Luz).

Cultura Científica em Portugal
António Granado e José Vítor Malheiros

(Em língua portuguesa)

A cultura científica consiste na ligação entre ciência e sociedade. Os jornalistas António Granado e José Vítor Malheiros fizeram, a convite da Fundação Francisco Manuel dos Santos, um resumo da situação entre nós da cultura científica, uma situação que muito deve a José Mariano Gago.

Estranhas mas irmãs: Revisitando a questão das duas culturas
Carlos Fiolhais in Revista Lusófona de Estudos Culturais (2015-2016)

(Em língua portuguesa)

É famoso o problema das “duas culturas,” levantado por Charles Snow em 1959. Esta é uma reflexão que fiz sobre esse problema, dando exemplos internacionais e portugueses.

Carlos Fiolhais é autor do livro A ciência em Portugal, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Ler do início
Achou este artigo útil?

1 leitores acharam este artigo útil.