Os Jovens em Portugal, Hoje
Valores e Opinião Pública

Os Jovens em Portugal, Hoje

Publicado em novembro 2021

Quem são, que hábitos têm, o que pensam e o que sentem os jovens em Portugal? Conheça o novo retrato da Fundação, elaborado com base numa amostra a 4.900 jovens entre os 15 e os 34 anos. Um inquérito que permitirá perceber a forma como os jovens se relacionam, como vivem a sexualidade, como encaram o trabalho, participam politicamente ou como se sentem com o seu corpo, entre muitos outros aspectos.

Sobre
Ver

Sinopse

«Os jovens em Portugal, hoje» é uma investigação pioneira, tanto pela amplitude da população-alvo que representa (2,2 milhões de jovens entre os 15 e os 34 anos que residem em Portugal) como pela diversidade das temáticas investigadas (os valores e as formas de ser perante a vida, a família de origem, os amigos e a pessoa parceira, a formação, o trabalho pago, os hábitos que têm, o que pensam em relação a questões como o trabalho, a mobilidade, a maternidade ou a paternidade, a política, o meio ambiente, a pressão social que sentem, até que ponto se sentem felizes, se sofreram alguma situação de discriminação, entre outras). É também pioneira pelas metodologias de análise utilizadas pela PRM, que permitem compreender em profundidade não só as várias questões que foram colocadas aos jovens no questionário como também o modo como estas se inter-relacionam, e até inferir respostas a questões a que os jovens não teriam conseguido responder caso lhes tivesse sido colocada uma pergunta directa na altura da entrevista. Tal como no estudo «As mulheres em Portugal, hoje», a investigação «Os jovens em Portugal, hoje» foi conduzida por uma equipa de consultores e analistas da PRM Market Intelligence, liderada por Laura Sagnier. Para garantir que todas as especificidades dos jovens e da sociedade portuguesa seriam devidamente consideradas, a FFMS contou com a consultoria de duas investigadoras externas: Alice Ramos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Evelia Alvarez do ISCTE.

Autoria

Coordenação e autoria

  • Laura Sagnier
    É licenciada em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade de Barcelona. Tem 30 anos de experiência em market intelligence, tanto ao nível empresarial como no campo do ensino. Juntou-se à equipa da PRM Market Intelligence como estudante e, mais tarde, ocupou a posição de sócia-directora durante seis anos. Tem dirigido projectos numa grande variedade de sectores, tanto em Portugal como em mais de 20 países da Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e África. Nasceu em Barcelona em 1966.
  • Alex Morell
    Nasceu em Lleida em 1972. É licenciado em Psicologia e Sociologia pela Universidade de Barcelona e pós-graduado em International Marketing pela INSEAD Bussiness School. Tem 20 anos de experiência em market intelligence, tanto profissionalmente como no campo do ensino. É o sócio-director da PRM desde 2015.

Equipa

  • Marta Mesa
  • Ivette Garcia
  • Raúl Morcillo
  • Emílio Arenas
  • Gloria Yanguas
10 Infografias do retrato «Os Jovens em Portugal, Hoje»
Outros temas

10 Infografias do retrato «Os Jovens em Portugal, Hoje»

Publicado em novembro 2021

Neste conjunto de 10 infografias, saiba como são «Os jovens em Portugal, Hoje» no dia-a-dia, na relação com a educação, o trabalho, a autonomia, a família, os amigos, o corpo, o sexo, a participação cívica e o ambiente.

Sobre
Ver

Partilhar