A
A
Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre o sistema de transportes em Portugal.

Sistemas de Transportes em Portugal

Como são os sistemas de transportes em Portugal? Qual a sua eficiência? Qual o seu impacto no país e nas suas várias regiões? Que importância têm para a nossa economia? Como poderão ser melhorados? Encontre a resposta a estas e outras questões neste estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
3 min
Documentos
Sistemas De Transporte Em Portugal
Sistemas de Transportes em Portugal

A rede de infraestruturas de transporte é um elemento central de qualquer sistema económico, constituindo uma alavanca privilegiada para o desenvolvimento, aumento da competitividade e redução de assimetrias. O sistema de transportes facilita a mobilidade da mão de obra e o acesso dos empregadores a bolsas de emprego e fontes de matérias-primas dispersas. Além disso, garante a distribuição dos bens produzidos e o acesso a mercados e consumidores geograficamente distantes. O (bom) funcionamento deste sistema é particularmente crítico num país com as características geográficas de Portugal, cujo posicionamento é periférico relativamente ao centro de gravidade económico-financeiro da Europa (e do mundo) e, como tal, necessita de um sistema eficaz e eficiente de apoio às atividades exportadoras.

Este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos visa fornecer uma perspetiva analítica sobre a eficiência do setor dos transportes em Portugal e das várias empresas de diferentes modos de transporte que o compõem, sob o ponto de vista das dinâmicas económicas (ciclos económicos de contração e crescimento), financeiras (a crise financeira de 2008 e consequente intervenção da troika) e políticas (as privatizações, as fusões e o lançamento de concessões) que afetaram o setor, debruçando-se sobre as seguintes questões:

 

  • Como evoluiu a eficiência dos vários modos de transporte?
  • Qual foi o impacto das decisões de política pública sobre a eficiência do sistema?
  • Quais foram os efeitos do sistema e da acessibilidade na produtividade das regiões?


Com estudo, a Fundação procura contribuir para a discussão pública em torno do setor e das várias opções de políticas públicas em seu torno, robustecendo, assim, o processo decisório do ciclo de investimento público que se avizinha, no período 2020/30.

Nos últimos vinte anos e em particular nos últimos dez, o sistema de transporte, nos seus diversos sistemas e modos, experimentou mudanças fundamentais no que respeita, por exemplo, aos modelos de propriedade, regulamentação e decisões de gestão e estratégicas. Infelizmente, as decisões políticas neste setor são tomadas considerando um número de objetivos (geralmente qualitativos) que raramente são verificados e avaliados.
video thumbnail
Vídeo de apresentação do estudo
video thumbnail
Debate do estudo
Acessos rápidos
Documentos
Sistemas De Transporte Em Portugal
Portuguese, Portugal