A
A
Imagem que ilustra o estudo dívida indexada ao PIB na economia portuguesa

Dívida indexada ao PIB na economia portuguesa

Qual a utilidade da dívida pública indexada ao PIB? O que são instrumentos de dívida pública contingentes? O que distingue a dívida pública contingente da dívida tradicional? Encontra a resposta a estas e outras questões neste estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
2 min
Documentos
Estudo Dívida indexada ao PIB na economia Portuguesa, da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Dívida indexada ao PIB na economia portuguesa

As crises de dívida pública provocam enormes custos económicos e sociais. O recurso a instrumentos de dívida pública contingentes têm o potencial de evitar essas crises. Em contraste com a dívida pública tradicional, estes instrumentos refletem as condições económicas do país emissor dos títulos de dívida, uma vez que estão ligados a indicadores como o PIB. No entanto, o uso explícito destes instrumentos continua a ser muito limitado.

Partindo da experiência portuguesa com certificados de tesouro, este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, da autoria de Gonçalo Pina, professor da ESCP Business School em Berlim, analisa as oportunidades e desafios destes instrumentos de financiamento, apontando caminhos para a sua aplicação em diferentes estados. Dessa forma, contribui para a compreensão desses mercados em dimensões ainda insuficientemente estudadas, através de:

  • um novo banco de dados de exemplos existentes de instrumentos de dívida pública contingentes em todo o mundo
  • um modelo estrutural de endividamento público com o recurso a instrumentos de dívida contingentes, aplicado a Portugal.


Com este estudo, a Fundação Francisco Manuel dos Santos procura contribuir para pensar o presente e futuro da dívida pública portuguesa, uma questão decisiva para o país.

Este estudo mostra que a dívida pública indexada ao PIB tem o potencial de produzir dívida pública mais sustentável e menos exposta a crises, mas também destaca alguns importantes desafios associados a estes mercados de dívida, que são relevantes para os os decisores políticos para os agentes dos mercados.
Autor do estudo
video thumbnail
Vídeo de apresentação do Estudo
video thumbnail
Apresentação e debate do Estudo
Acessos rápidos
Documentos
Estudo Dívida indexada ao PIB na economia Portuguesa, da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Portuguese, Portugal