A
A
Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre o financiamento de pequenas e médias empresas - PME - em Portugal.

O financiamento das PME portuguesas

É possível ajudar as pequenas e médias empresas a crescer? Devemos apoiar as empresas mais fracas ou as mais fortes? As consequências do apoio são as mesmas durante crises ou em períodos de crescimento económico? Conheça o novo estudo da Fundação.
1 min
Documentos
Estudo O Financiamento das PME portuguesas, da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Neste estudo, analisa-se o financiamento das pequenas e médias empresas portuguesas durante a crise financeira global, a crise da dívida soberana da área do euro e, finalmente, durante o período de recuperação que se seguiu.

As empresas portuguesas enfrentaram restrições no acesso a financiamento durante os períodos de crise. Para mitigar o impacto destas restrições, em particular para as pequenas e médias empresas mais promissoras, foram implementadas políticas públicas, que incluem o acesso a empréstimos bancários com garantia pública e mecanismos de certificação da solidez financeira das empresas. O estudo mostra que as políticas públicas de apoio ao financiamento de pequenas e médias empresas têm um efeito multiplicador importante em períodos de restrições no acesso a crédito.

video thumbnail
Apresentação do estudo
Acessos rápidos
Documentos
Estudo O Financiamento das PME portuguesas, da Fundação Francisco Manuel dos Santos