A
A

Pobreza Zero - O Futuro a Construir

50 min
Ver episódio

Um milhão e 700 mil pessoas em Portugal vivem em situação de pobreza, ou seja, com um rendimento inferior a 551 euros por mês. São, essencialmente, famílias alargadas com crianças ou famílias monoparentais, mas também pessoas que vivem sós, mulheres, idosos, trabalhadores e desempregados.

A pobreza no país é estrutural. Nascer pobre não deveria ser uma sentença, mas a persistência ao longo de gerações é uma das características mais determinantes da pobreza em Portugal. Para romper este ciclo, são necessárias políticas direcionadas às crianças mais desfavorecidas e às suas famílias. Mas este combate também passa pela educação que faz funcionar o elevador social e pela transformação do mercado de trabalho, aumentando a produtividade e o valor acrescentado da economia nacional.

A Estratégia Nacional de Combate à Pobreza é a mais recente iniciativa para inverter esta situação, e a prioridade no curto/médio prazo é aproximar Portugal dos países da União Europeia com as menores taxas de risco de pobreza. Mas que caminho temos de percorrer para lá chegar? Que medidas e políticas são necessárias para erradicar a pobreza em Portugal? As respostas neste documentário, uma co-produção da Fundação com a RTP. Com narração ao vivo do jornalista Carlos Daniel.

How do you rate this content?
Your opinion is important
0
4 votes
Episódios
Documentários Fundação Francisco Manuel dos Santos
Série
Documentário
18EPISÓDIOS
2021

Documentários da Fundação Francisco Manuel dos Santos coproduzidos com a RTP.

Ler menos
Portuguese, Portugal