Educação

A utilidade dos saberes inúteis

PUBLICADO EM outubro 2017
Sobre
Ver

Sinopse

Aristóteles, num trecho da 'Metafísica', respondera já egregiamente a estas perguntas absurdas. A quem quer que lhe perguntasse "para que serve a filosofia?", replicava que a filosofia "não serve", porque não é "servil", porque não está ao serviço de ninguém, porque é uma ciência que existe por si mesma e que ensina o caminho para abraçar a liberdade: tal como um homem livre «vive por si e não para outrem». (Nuccio Ordine) Tal como é grave menosprezar o conhecimento científico numa definição de cultura, não é menos grave sobrevalorizar o conhecimento científico relativamente aos demais. Este não pode ser dissociado de uma série de valores humanistas essenciais, nomeadamente o respeito pelo ser humano e pela natureza. (Regina Gouveia)

Autoria

Coordenação e autoria

  • Helena Damião
    Helena Damião, Psicóloga, investigadora e Professora na área das Ciências da Educação na Universidade de Coimbra.
  • Nuccio Ordine
    Nuccio Ordine é filósofo, crítico literário e professor de Literatura Italiana na Universidade da Calabria, Itália, e um dos mais importantes estudiosos da Renascença na actualidade, especialmente sobre o filósofo Giordano Bruno. Investigador no Centro de Estudos da Renascença Italiana da Universidade de Harvard e da Fundação Alexander von Humboldt, foi professor convidado de universidades americanas e europeias. Recebeu três Doutoramentos honoris causa e é membro honorífico do Instituto de Filosofia da Academia de Ciências da Rússia. É autor de A utilidade do inútil, um manifesto a favor das Humanidades, das artes e da cultura, traduzido em 20 línguas e 29 países.
  • Regina Gouveia
    Regina Gouveia é licenciada em Físico-Químicas, Mestre em Supervisão e Professora do Ensino Secundário aposentada. Em 2005, foi agraciada com a comenda da Ordem da Instrução Pública e laureada com o prémio Rómulo de Carvalho. É autora de vários textos para o público infanto-juvenil, alguns deles recomendados no Plano Nacional de Leitura, em que interliga Poesia e Ciência.

Partilhar