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Investimento em infraestruturas em Portugal - um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Investimento em infraestruturas em Portugal

Terá o investimento público feito em infraestruturas em Portugal sido virtuoso? As prioridades e os modos de financiamento terão sido os mais adequados aos recursos e às necessidades do País? Terá a queda nesse investimento deixado para trás setores em que este era ainda necessário? Encontre a resposta a estas questões neste estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
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Investimento em infraestruturas em Portugal

Após duas décadas e meia de intenso investimento, entre 1986 e 2011, Portugal dispõe agora de excelentes infraestruturas físicas e sociais. Tanto em termos quantitativos de acesso (“quanta infraestrutura por cabeça”), como em termos qualitativos de utilização (indicadores vários de qualidade e satisfação), Portugal encontra-se, hoje, entre os países mais bem equipados – do abastecimento de água potável, à rede de autoestradas, da banda larga à energia elétrica, da saúde à educação. A partir de 2011, como consequência da grave crise das finanças públicas, o investimento público em geral, e o investimento em infraestruturas em particular, sofreram uma paragem abrupta.

Este estudo, da autoria de Alfredo Marvão Pereira e Rui Marvão Pereira, procura fazer uma avaliação do investimento já realizado e dos seus resultados, bem como da necessidade de novos e continuados investimentos em áreas em que estes possam ser ainda necessários e ter efeitos positivos na economia portuguesa.

Este projeto contempla três vertentes:

  • o estabelecimento de uma alargada e atualizada base de dados sobre investimentos em infraestruturas em Portugal, a ser disponibilizada à comunidade científica e aos analistas de política económica no geral;
  • a apresentação de factos estilizados sobre a natureza dos diferentes tipos de investimento em infraestruturas;
  • a utilização das novas bases de dados para desenvolver uma análise económica detalhada, por tipo de investimento, por setor de atividade económica, e por região, permitindo antecipar os efeitos do investimento em infraestruturas em Portugal no desempenho económico do País.


Ao abrigo deste projeto, a Fundação disponibiliza os seguintes documentos:

  • um primeiro de dois volumes com o título de Investimentos em infraestrutura em Portugal - VOLUME I: Dados e Factos Estilizados;
  • um exaustivo Suporte Documental Digital, o qual inclui não só toda a informação estatística final disponível nesse volume, como também todas as fontes usadas e muitas outras que não foram usadas;
  • um segundo volume com o título de Investimentos em infraestruturas em Portugal - VOLUME II: O Impacto Económico, este segundo escrito em língua inglesa;
  • seis documentos técnicos de trabalho, também em língua inglesa, e que documentam toda a abordagem de análise económica numa feição mais característica de trabalhos de natureza académica;
  • um livro de divulgação destinado ao grande público, o qual sumariza os aspetos mais importantes dos factos estilizados e dos efeitos económicos dos investimentos em infraestrutura em Portugal;
  • a apresentação pública do estudo (realizada em 10 de março de 2016).


O objetivo central deste esforço é o de permitir, no nosso país, um debate informado por conceitos e não por preconceitos. Para possibilitar o mais amplo acesso entre o grande público, e em particular no mundo académico e de analistas e decisores de política económica, o estudo é complementado por um conjunto de ficheiros que documentam toda a informação estatística nele utilizada. Este conjunto de dados auxiliares inclui a discriminação e justificação das fontes escolhidas, as bases de dados por assunto e a digitalização de algumas fontes originais e pode ser solicitado mediante pedido escrito para ffms@ffms.pt 

Pode argumentar-se que investimentos em infraestrutura, quer de um ponto de vista conceptual, quer em termos da evidência empírica, são de grande importância para o desempenho económico do País. Se bem que naturalmente nem todos os investimentos em infraestrutura tenham a mesma relevância para a economia, todos eles têm em comum o facto de serem catalisadores de emprego e investimento privado, influenciando também o crescimento económico de médio e longo prazo. Se assim é, o corte destes investimentos ou a sua não realização tem custos para o futuro desempenho económico do País.
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