A
A
Imagem do Parque Eduardo VII, em Lisboa

Livros no parque

A Fundação está de volta à Feira do Livro de Lisboa. A partir de dia 25 de maio, prepare-se para 10 debates com autores, programas de rádio e promoções diárias de 50% em várias publicações. Neste artigo, António Araújo dá-lhe as boas-vindas à Praça da Fundação e apresenta-lhe o programa da Feira, que decorre até dia 13 de junho.
5 min

Este ano, a Feira do Livro de Lisboa regressa ao seu modelo tradicional, pré-estival, após ter sido realizada em Agosto e Setembro de 2020 até 2022.

Mudou o calendário, mas mantém-se o empenho da Fundação em contribuir para que a Feira do Livro seja, hoje e cada vez mais, uma grande festa de cultura e de conhecimento da cidade de Lisboa – e de todo o país.

Por isso, reforçámos o nosso programa de debates, numa parceria com a Rádio Renascença, e apostámos no lançamento de novos títulos, que irão ter lugar nos dias 26 de Maio (Saúde e Hospitais Privados, de Miguel Gouveia), 27 de Maio (Direitos Humanos, de Francisco Bethencourt) e 28 de Maio (Os Algoritmos e Nós, de Paulo Vicente).

A par destes novos lançamentos, iremos debater questões tão diversas como: o racismo na Lisboa de Bruno Candé; o panorama social da Região Autónoma dos Açores; o ensino superior e o desenvolvimento; mente, cérebro e educação; o lixo em Portugal; e a vivência da solidão em contexto urbano. O programa completo está disponível em baixo.

Por fim, mas não por último, iremos lançar uma nova colecção de 5 livros, com o título «Pela sua Saúde – Ciência Alimentar», fruto de uma parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com a colaboração dos mais credenciados especialistas do Laboratório de Nutrição dessa Faculdade.

Razões de sobra para ir ao Parque Eduardo VII, acompanhar os nossos debates, conhecer as novidades da Fundação e sobretudo, acima de tudo, participar na grande festa dos livros. Que não vos faltem leituras!

 

*O autor escreve sem o Acordo Ortográfico

VEJA A AGENDA DA PRAÇA DA FUNDAÇÃO NA FEIRA DO LIVRO:

 

As datas de alguns debates tiveram de ser alteradas em relação ao programa inicial, devido às celebrações do campeonato nacional de futebol.

 

26 de maio
  • 19h – 19h45 Qual o papel dos privados na saúde?

Veja na Feira do Livro o debate do novo livro «Saúde e Hospitais Privados», com o autor, o economista Miguel Gouveia, o antigo ministro da saúde, António Correia de Campos e o presidente da Associação Portugues de Hospitalização Privada, Óscar Gaspar. Uma sessão gravada live on tape, para o programa Da Capa à Contracapa, em parceria com a Renascença.

  • 20h00 – 20h45 Para onde caminha a defesa dos direitos humanos?

Na Feira do Livro de Lisboa, assista ao debate de apresentação do do ensaio «Direitos Humanos» com a autor Francisco Bethencourt e o politólogo António Costa Pinto. Uma sessão gravada live on tape, para o programa Da Capa à Contracapa, em parceria com a Renascença.

 

27 de maio
  • 17h – 17h:45 Quem foi Bruno Candé, o homem que via no escuro?

Assista ao debate de apresentação do novo livro «Bruno Candé: o homem que via no escuro», com a autora Catarina Reis e o cantor Matay. A moderação é da jornalista Filipa Melo.

 

28 de maio
  • 17h00 – 17h45 Quanto futuro cabe nos algoritmos?

Uma conversa com Paulo Vicente, autor do ensaio «Os Algoritmos e Nós», a jurista Daniela Antão, secretária-geral da Ius Omnibus, e o investigador Arlindo Oliveira, diretor do INESC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores). Moderação da jornalista Filipa Melo.

 

28 de maio
  • 18h30 – 19h15 Diz-me o que comes, saberei quem serás?

Assista à apresentação dos novos livros sobre alimentação e literacia alimentar. Com Joana Sousa («Literacia Alimentar: Decisão informada»), Ana Brito da Costa («As Dietas da Moda»), Ana Maria Kadosh («Alimentação e Nutrição nos Primeiros 1000 Dias de Vida»), José Camolas («Obesidade: uma Questão de Peso?») e Catarina Sousa Guerreiro («Alimentos de Hoje»). Uma conversa moderada pela jornalista Filipa Melo.

 

1 de junho
  • 16h:00 – 19h00 Turno da Tarde da Renascença: ao vivo na Praça da Fundação

Carlos Bastos e a Miriam Gonçalves, conduzem uma emissão muito especial da Renascença ao vivo na Praça da Fundação. 

 

2 de junho
  • 19h00 – 19h45 Jénifer ou o avesso do paraíso dos Açores?

Uma conversa entre Joel Neto, autor do retrato «Jénifer, ou a Princesa da França» sobre a pobreza e a desigualdade nos Açores, e a jornalista Filipa Melo.

 

3 de junho
  • 17h45 – 17h30 Universidade e Ciência: quanto desenvolvem o país?

Uma radiografia da educação e da ciência e do seu impacto no desenvolvimento social e económico do país, chamamos à conversa José Ferreira Gomes, autor do livro «Ensino Superior e Desenvolvimento», Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE-IUL e antiga ministra da Educação, e António Cruz Serra, administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

  • 18h30 – 19h15 Educação, cérebro e mente: que ligação?

Assista na Feira do Livro ao debate sobre o livro «Mente, Cérebro e Educação», com a autora Joana Rato e Isabel Leite, professora da Universidade de Évora e ex-secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário. A moderação é de Filipa Melo.

 

4 de junho
  • 20h – 20h:45 Quem foi Bruno Candé, o homem que via no escuro?

Assista ao debate de apresentação do novo livro «Bruno Candé: o homem que via no escuro», com a autora Catarina Reis e o cantor Matay. A moderação é da jornalista Filipa Melo.

 

8 de junho
  • 17h - 17h45 Quanto do nosso lixo é problema, desafio ou riqueza?

Neste debate juntam-se Andreia Barbosa, autora do ensaio «O Lixo em Portugal», e Ana Cristina Carrola, da Agência Portuguesa do Ambiente. A moderação é de Filipa Melo.

 

11 de junho
  • 17h-17h45 Retratos da solidão: viver só não chega?

Para entender como um milhão de portugueses vive só, chamamos à conversa Ana Margarida de Carvalho, autora do retrato «Viver Só», e Francisco Paulino, da SOS Voz Amiga. A jornalista Filipa Melo modera o debate.

 

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.

Portuguese, Portugal