A
A
5 Leituras #29: Investir na saúde mental é um imperativo moral, económico e de saúde pública

5 Leituras #29: Investir na saúde mental é um imperativo moral, económico e de saúde pública

Sugestões de leitura de José Caldas de Almeida, autor do ensaio «A Saúde Mental dos Portugueses», publicado pela FFMS.
3 min
Novo artigo da rubrica «5 Leituras», em que autores da Fundação sugerem a leitura de cinco artigos ou a visualização de vídeos publicados na internet, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

 

Investing in mental health: evidence for action
Documento da Organização Mundial de Saúde
(Em língua inglesa)

A negligência a que tem sido votada a saúde mental ao longo dos tempos é responsável por incalculáveis sofrimentos e perdas por parte de indivíduos, famílias e sociedade. Este documento explica as razões pelas quais investir na saúde mental é hoje um imperativo moral, económico e de saúde pública, e identifica as áreas de investimento que a evidência científica disponível aconselha a priorizar.

Social determinants of mental health
Publicação da Fundação Calouste Gulbenkian e da OMS
(Em língua inglesa)

Uma excelente apresentação da investigação que nos ajudou a compreender a enorme influência dos factores sociais e económicos – e em particular das desigualdades sociais – na saúde mental das pessoas, escrita pela equipa de Sir Michael Marmot, o investigador que mais tem contribuído para o progresso desta área do conhecimento.

Providing community based mental health services
Documento da União Europeia
(Em língua inglesa)           

Graças aos progressos da investigação de serviços de saúde mental, temos hoje ampla evidência da efectividade e das vantagens dos modelos de cuidados baseados na comunidade. Este documento de consenso resume o conhecimento actual sobre os modelos de cuidados mais eficazes e inovadores no tratamento e reabilitação das doenças mentais graves. 

I had a black dog, his name is depression
Vídeo da Organização Mundial de Saúde
(Em língua inglesa)

A depressão, doença que efecta anualmente mais de 7% dos portugueses, provoca enorme sofrimento a quem dela sofre, é uma das principais causas de incapacidade e é responsável por uma diminuição significativa da produtividade do nosso país. Hoje em dia já é possível prevenir e tratar a depressão com sucesso apreciável. Para tal, no entanto, é preciso identificar os sinais de depressão e não ter receio de procurar ajuda.

Personal stories and the WHO's Mental Health Action Plan
Vídeo da Organização Mundial de Saúde
(Em língua inglesa)

Milhões de pessoas, em todas as partes do mundo, continuam a ser vítimas do estigma e da discriminação associados às doenças mentais e a não ter acesso aos cuidados actualmente disponíveis. Foi para lutar contra esta situação – ilustrada por uma série de histórias pessoais mostradas neste vídeo - que ministros da saúde de 194 países se comprometeram em 2013 a implementar o primeiro Plano Global de Saúde Mental da OMS.

José Caldas de Almeida é autor do ensaio «A saúde mental dos portugueses», publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

 

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.

Portuguese, Portugal