Notícias

2020

PORDATA retrata o Município de Seia

No âmbito do 10º aniversário da PORDATA – projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos – , ao longo de 2020 serão divulgados uma série de retratos estatísticos sobre cada um dos 308 municípios portugueses, fazendo-o para assinalar os respectivos feriados municipais.

Assim se vê a força da PME

Este sábado assinala-se o dia das micro, pequenas e médias empresas e a Pordata (da Fundação Francisco Manuel dos Santos) faz questão de lembrar a importância que têm no tecido empresarial português. As PME's representam 99,9% do total das empresas em Portugal.

Assim vai Lisboa, oito anos depois

Menos habitantes mas mais jovens, mais empresas e um salário médio quase estagnado mas ainda muito acima da média nacional, mais museus, menos ecrãs de cinema, mais casamentos, menos bancos - eis um retrato estatístico da capital, em dia de feriado municipal.

As pandemias do passado – o que nos podem ensinar

A convidada é a historiadora e investigadora da Universidade Nova em Lisboa, Helena da Silva, especialista em História da Saúde. O Da Capa à Contracapa é um programa da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Para ouvir sábado às 9h30 ou sempre que quiser em podcast. Em rr.sapo.pt e nas plataformas digitais habituais.

Constantino Sakellarides: "Não há nenhum exagero na informação contínua sobre casos suspeitos"

A resposta dos sistemas de saúde e as estratégias de comunicação na crise do novo coronavirus mereceram a reflexão de um dos mais reputados especialistas portugueses em saúde pública. Constantino Sakellarides debateu o tema do momento com o gestor hospitalar José Mendes Ribeiro no programa "Da Capa à Contracapa" da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Feio, mas saboroso ou só demasiado bom para ir para o lixo. Como estas apps e projetos dão nova vida ao que ia ser desperdiçado

Não se consegue traduzir em números exatos, mas sabe-se que o desperdício alimentar está a ganhar terreno. Há perdas que ocorrem na produção, na distribuição e no consumo dos alimentos. E, mesmo depois de estragados, continua a haver desperdício. No entanto, isso pode mudar. E todos podemos contribuir, até com um empurrão tecnológico.

Voltar a sonhar com os comboios

Na Estação do Rossio, às 18h30, apresenta-se esta quarta-feira o livro "A ferrovia em Portugal - Passado, presente e futuro". Um ensaio que defende a ferrovia como alavanca do desenvolvimento económico nacional. O autor é Francisco Furtado, a publicação é da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Partilhar